Histórico

Será que é disso que eles gostam?

Larissa Jedyn
31/10/2005 00:22
larissa@gazetadopovo.com.br
Nem fomos nós que queimamos sutiãs em praça pública, mas é justamente sobre nós que recaem as conseqüências do ato libertatório. Duas delas são mais evidentes e completamente opostas. Uma defende mulheres cada vez mais ousadas, pró-ativas, tanto no trabalho, na educação dos filhos ou mesmo na conquista de seus companheiros. E para justificar a tese sobram revistas femininas nas bancas. A outra diz que fomos longe demais. Que por querermos tudo ao mesmo tempo, sairemos perdendo. Pelo menos é isso que diz o livro Do que os Homens Gostam, da psicoterapeuta norte-americana Laura Shlessinger, que já chegou a um milhão de exemplares vendidos em 20 países.
Baseando-se na sua experiência de consultório e nos relatos que ouve no seu programa de rádio sobre conflitos de casais, ela parte do princípio que mulheres são mentais e os homens práticos. Simplistas até. Por isso, para os mantermos ao nosso lado, precisaríamos apenas dar carinho, suprir suas necessidades básicas (que vão da alimentação ao sexo) e agradar o seu ego de vez em quando. A questão não é que as mulheres não devam fazer isso, pelo contrário, devem sim, mas desde que se sintam bem e igualmente satisfeitas com a relação e com a atenção dispensada pelo companheiro.
Não é uma questão de feminismo, mas é cômodo acusar mulheres que estão tentando ser mães, profissionais e esposas, pelos ruídos e até pela ruína dos relacionamentos. Segundo a autora, as mães quando têm seus filhos esquecem dos maridos, tornam-se desleixadas com a aparência, deixam de receber seus companheiros efusivas à porta e, sobretudo, reclamam demais. Ainda mais quando trabalham fora. O conselho da terapeuta é priorizar o casamento, caso a intenção seja mantê-lo. Ao contrário de promover uma discussão sobre o assunto e o crescimento das partes, Laura parece interessada em apontar culpados.
Serviço: Do que os Homens Gostam, Laura Schlessinger, ed. Sextante, 160 págs., R$ 19,90.
Eu leio
“Acabei de ler Moda – O Século dos Estilistas, de Charlotte Seeling, um compêndio de tudo o que se fez de melhor entre 1900 e 1999. Moda e beleza, que é a área a que estou ligado diretamente, estão atreladas e o livro mostra isso.”
Marcos Costa, maquiador.
Soldados Fantasmas
Hampton Sides
Bertrand Brasil

Uma arriscada operação de resgate ocorrida na 2.ª Guerra Mundial expõe o mistério do comportamento humano sob condições de sofrimento extremo.
Sugar Blues
Willian Dufty
Editora Ground

Com o subtítulo O gosto amargo do açúcar, o livro lançado em 1975 desvenda os males que a sacarose refinada, ou açúcar branco, traz à saúde.
Pompéia
Robert Harris
Record

O autor usa a trágica erupção do Vesúvio, que destruiu a cidade italiana, neste thriller sofisticado, mostrando o Império Romano nos moldes de uma superpotência que começa a deteriorar por indulgência e corrupção.