Turismo

Gastronomia para ninguém botar defeito

Adriano Justino
02/08/2007 23:16


Os burricos ainda são o principal meio de transporte.
A Grécia tem uma ilha diferente da outra. Semelhanças, apenas no que diz respeito ao charme. Tem ruínas inestimáveis e uma cultura que transformou o mundo. Conhecer a cultura de um país está, principalmente, em conhecer sua gastronomia, e na Grécia isso é muito prazeroso. Em Thirasia, não fica por menos. As vilas de Riva e Korfos, à beira do Mar Egeu, possuem restaurantes e tavernas que servem uma comida maravilhosa, sempre regada a óleo de oliva e mel. Aliás, as oliveiras estão por toda parte.
Imperdível é a tradicional salada grega. Os ingredientes são simples: tomate, pepino, pimentão, azeitona, orégano e queijo “feta”, tudo regado a óleo de oliva. Mas o sabor é diferente do que estamos acostumados. E não poderia deixar de ser. Os tomates que a ilha produz são maravilhosos. Por ser um clima árido, eles são muito pequenos e quase sem sementes, mas muito doces e suculentos.


Para chegar à ilha, somente de barco ou ferry-boat.
Além dos tomates, outra maravilha são os pepinos – diferentes dos nossos. Há também muita alcachofra, lentilhas amarelas, orégano e tomilho, que crescem por toda a ilha e podem ser colhidos à vontade.
Os peixes, espetinhos de carne de ovelha, lulas, polvos, camarões, abobrinhas e tomates recheados, além dos bolinhos envoltos em folhas de parreira, também são alguns pontos altos da culinária grega. Combine isso tudo com um gole de vinho e está perfeito.
Imperdível também é a sobremesa feita com iogurte, mel e calda de “mulberries”, uma espécie de amora. É um manjar dos deuses.


As interessantes plantações de tomates.
É na vila de Korfos que está o maior número de restaurantes. Para chegar até lá, só utilizando barco, ou descendo o morro a pé. Como para descer todo santo ajuda, dá para ir a pé, mas para a volta o ideal é alugar um burrico, pois a subida é íngreme. O trajeto fica em 4 euros, pode ser caro, mas é o melhor meio de não se cansar. E, cá entre nós, ainda hoje o principal meio de transporte de muitos gregos é o burrico.
Se você estiver num daqueles dias bucólicos e contemplativos, vá ao restaurante Panorama, na vila de Manolas. O próprio nome já sugere a bonita paisagem que oferece. Pode se ver o porto de Korfos e apreciar a ilha de Santorini que, realmente, é o cartão-postal mais bonito da Grécia. Além de suas casinhas brancas com telhados arredondados e azuis, alguns moinhos de vento completam o cenário.


Os barcos fazem as ligações entre as ilhas.
No restaurante Panorama você encontra um cardápio com muitos frutos do mar, e petiscos. Nada melhor que o dolce far niente, petiscando sob o sol junto a brisa do Mar Egeu.
Outra boa opção para uma refeição descontraída e informal é na vila Riva. Lá só tem duas tavernas: Captain Michalis e Irini. Pequenas e aconchegantes. Em Riva há uma praia muito interessante, com pedras redondas. São particularidades que fogem a nossa imaginação. (MG)