Turismo

Verbas para o Afonso Pena

Adriano Justino
17/08/2007 01:59
A Abav-PR está mobilizando a classe política em prol de mais verbas para o Afonso Pena como aeroporto de ligação regional, pois para o mesmo não foram previstos os investimentos extras anunciados pela Infraero para alguns dos principais aeroportos do país. De olho na questão, a Abav-PR apóia e elogia a iniciativa do Deputado Federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) para sensibilizar os parlamentares em relação à necessidade de recursos para melhoria da infra-estrutura do local. De acordo com Serraglio, a intenção do atual Ministro da Defesa, Nelson Jobim, é incluir o Afonso Pena na reestruturação do sistema aeroportuário nacional.
Paraná poderá receber cruzeiros
No último dia 9, a Abav-PR e a Secretaria Estadual de Turismo articularam uma visita da Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas) à Paranaguá, Antonina e Morretes, com a presença de seu Presidente Eduardo Nascimento e do Vice-Presidente Renê Hermann. A visita teve o objetivo de mostrar o potencial turístico da região para a recepção de cruzeiros marítimos.
Turismo marítimo cresce
Estimativas da Abremar mostram que o segmento de cruzeiros marítimos é um segmento em ascensão, devendo crescer cerca de 20% no próximo ano. Para a próxima temporada, a expectativa dos representantes da instituição é receber na costa brasileira cerca de 78 mil turistas.
Trabalho à vista
Para o objetivo de receber cruzeiros marítimos tornar-se realidade, a qualificação e a estruturação das cidades litorâneas são necessárias. O alerta é da Abav-PR, que vem trabalhando pela qualificação das agências de viagens e procurando despertar todo o segmento para a importância de receber bem o turista.
Portos devem receber investimentos
Os portos de Paranaguá e Antonina deverão receber investimentos do Governo do Estado, da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e também do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a ampliação da sua estrutura nos próximos meses. Além da melhora das suas plataformas de carga, está prevista a instalação de terminais de passageiros nos locais.
– Esta coluna é de responsabilidade da Abav-PR e do Sindetur-PR.