Comportamento

Brincar + fazer amigos = resultados

Adriano Justino
25/01/2009 02:04
“Não temos uma pesquisa para comprovar, mas não há dúvidas de que, ao proporcionar um ambiente de trabalho alegre e descontraído, a empresa é recompensada com colaboradores mais dispostos e entusiasmados. Somos a favor da autonomia com responsabilidade. Hoje em dia não faz mais sentido a empresa querer ter controle total sobre os funcionários”, diz a gerente de recursos humanos da empresa, Margareth Menuci Setti.
Mais do que oferecer momentos de distração e descanso para os engenheiros e demais trabalhadores, esses espaços também são fundamentais para promover a integração dos colaboradores. “Sem essas partidas de badminton, não teríamos a oportunidade de conhecer pessoas de outros departamentos. E essa integração, além de divertida, acaba colaborando com a elaboração dos projetos da empresa”, conta o engenheiro de desenvolvimento Uiliam Veloso, 24 anos.
Qualidade de vida
O laboratório botânico Herbarium fica em Colombo e conta com uma estrutura privilegiada: um bosque de mata atlântica onde é possível fazer caminhadas, fontes de água, sala de tevê e um tabuleiro de xadrez gigante. Fora isso, oferece uma outra lista de atividades: aulas de coral e teatro, a olimpíada do trabalhador e sessões de cinema (com filmes em cartaz que ajudam a desenvolver competências). Por tudo isso, a empresa já ganhou diversos prêmios de qualidade de vida no trabalho. “Temos a consciência de que o colaborador é a nossa peça principal. Quem faz a diferença nas empresas são as pessoas e, por isso, quanto mais cuidarmos delas, maior será o desenvolvimento de seus talentos e habilidades”, explica a supervisora de RH Joanita Plombin.
As atividades desenvolvidas pela empresa fazem sucesso entre os funcionários. O analista de suporte Eduardo David, 26 anos, e o assistente de RH Rafael Lopes, 22, trocaram até o horário do almoço para poder jogar tênis de mesa com mais tranquilidade. “Tem gente que almoça em 15 minutos só para participar dos jogos, por isso, é preciso correr para garantir a vaga. É muito divertido”, conta Eduardo.
“Depois de uma partida e um cochilo, me sinto renovado e disposto para trabalhar”, completa Rafael. (JK)