Moda e beleza

Gás do bem

Érika Busani
31/10/2005 01:24
erikab@gazetadopovo.com.br
Entre os inimigos da beleza da mulher, o quarteto celulite, estrias, flacidez e gordura localizada é o campeão em “aterrorizar”. Um tratamento desenvolvido na Europa inicialmente para tratar problemas circulatórios promete neutralizar esses vilões e está ganhando espaço rapidamente nas clínicas de estética: a carboxiterapia.
O tratamento é simples. Com uma agulha finíssima, o paciente re-cebe aplicações de gás carbônico (CO2) no tecido subcutâneo. Esse gás já está normalmente presente em nosso organismo, por isso não traz nenhum efeito tóxico, explica a dermatologista Chistine de Campos Grafi, da Clínica Grafiguimarães. A técnica foi liberada em setembro pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vem animando pacientes e médicos. “É um tratamento rápido, confortável e efetivo na grande maioria dos pacientes”, diz a nutróloga Ramza Calixto Nasser, pós-graduada em Medicina Estética, da Clínica Phidias.
O gás atua de várias maneiras: quebra a célula de gordura, promove vasodilatação e oxigenação dos tecidos e estimula a produção de colágeno. Por todas essas ações, os médicos a indicam principalmente contra a celulite e, como efeitos secundários, flacidez de pele e gordura localizada. “A carboxiterapia melhora rápido a qualidade da pele. Na quarta sessão já é possível ver a diferença”, garante o especialista em Medicina Estética Sérgio Paulo Aguilera Machado, da Clínica Le Corps.
A cirurgiã plástica Noemi Maia Rebello, da Animabella Clínica de Cirurgia Plástica, no entanto, prefere utilizar a técnica para tratar flacidez “em áreas em que o procedimento cirúrgico não resolve ou até agrava o problema, como braços, faces internas da coxa e papada”. Outra excelente indicação, segundo a médica, é pré e pós lipoaspiração. “É difícil fazer uma lipo 100% regular. Com a carboxi, dá para corrigir as irregularidades.”
Os médicos apontam estudos realizados principalmente na Itália que asseguram a segurança e eficiência do tratamento mas, como sempre, não há milagres. “Cobro muito de meus pacientes atividade física e boa alimentação. Costumo dizer que o resultado depende 50% do médico e 50% do paciente”, diz Machado.
Saiba mais
Cuidados: apenas médicos podem aplicar a carboxiterapia, por ser uma técnica invasiva. Agulhas devem ser descartáveis e muito finas, para diminuir o desconforto do paciente.
Contra-indicações: infecção de pele, epilepsia, insuficiência renal ou cardíaca, diabete ou pressão alta sem controle, gestação e amamentação.
Efeitos colaterais: leve sensação de formigamento, pequenos hematomas na região tratada e possibilidade de ardência durante a aplicação.
Indicações: celulite, flacidez de pele, gordura localizada, estrias, olheiras, psoríase.
Número de sessões: dependendo da região a ser tratada, de 6 (pálpebras) a 20.
Duração: cerca de dez meses. Para manter o resultado, após oito meses recomenda-se fazer cerca de três sessões, uma a cada mês.
Não é necessário afastar-se das atividades normais.
Serviço:
Animabella Clínica de Cirurgia Plástica: R. XV de Novembro, 2.913, Alto da XV, fone (41) 3362-6610. Sessões em torno de R$ 150, dependendo quantidade gás utilizado.
Clínica Grafiguimarães: Av. Senador Souza Naves, 1.025, Alto da XV, fone (41) 3363-3009. Sessões de R$ 120 (uma região) a R$ 180 (mais regiões na mesma sessão).
Clínica Phidias: R. Bruno Filgueira, 508, Batel, fone (41) 3342-9249. Sessões de R$ 80 (pálpebra) a R$ 450 rosto e corpo completo.
Estética Onodera: Av. Visconde de Guarapuava, 4.788, Batel, fone (41) 3022-3300. Sessões a partir de R$ 120.
Le Corps Clínica de Fisioterapia e Medicina Estética: Av. Sete de Setembro, 6.535, Seminário, fone (41) 3342-3855. R$ 150 a sessão, que no pacote pode sair até por R$ 100.