Saúde e Bem-Estar

Filosofia

Adriano Justino
24/10/2005 01:12
Quando se fala em ioga, o termo exercício não é adequado, já que ioga não é prática esportiva, mas uma filosofia, segundo Francisco von Hartenthal. A etapa inicial desse método tem por objetivo preparar o praticante para suportar o empuxo evolutivo que ocorrerá na etapa final. O resultado desse preparo é o reforço da estrutura biológica. “Isso é conseguido através de oito feixes de técnicas, dentre as quais, técnicas respiratórias, corporais, de descontração e de concentração, que além de força e energia, proporcionam autoconhecimento. São eles: mudrá (linguagem gestual), pújá (retribuição de energia), mantra (vocalização de sons), pránáyáma (respiração), kriyá (purificação das mucosas), ásana (técnica corporal), yôganidrá (descontração) e samyama (concentração e meditação).”