Saúde e Bem-Estar

Música para horas difíceis

Adriano Justino
03/10/2005 00:38
Depois de passar três vezes pela UTI por problemas de coração, a empresária Marli de Castro Gomes, 60 anos, agradece a oportunidade de participar de um grupo de fisioterapia com música. “Se não se cuida, a gente se sente debilitada no hospital. Ocupar a mente com boa música é uma saída inteligente”, comemora.
Segundo a fisioterapeuta Desyree Yuri Mita, responsável pela iniciativa no Hospital Vita, o melhor efeito desse trabalho é o resgate social do paciente. “A tendência de alguns é de ficar horas parados, sem necessidade. A música associada ao exercício melhora a qualidade de internação e ajuda no período após a saída do hospital”, afirma.
Para o engenheiro civil Claudio Iwaya, 40, que espera uma cirurgia, a música tem um poder de relaxamento e conforto. “Se fossem apenas os exercícios físicos estaria faltando alguma coisa. A música ajuda a fluir melhor, a marcar a respiração. Quando não estou na fisio, tenho sempre o meu radinho na mão.”