2 – Livre-se do que não é mais útil: a melhor maneira de manter um ambiente limpo e saudável é doar objetos que não são mais usados pelo idoso. Como alguns tem uma grande resistência em se desfazer de certos itens, é interessante separar os objetos que não são usados com frequência e deixá-los em um depósito.
3 – Vá além da limpeza: claro que a limpeza tradicional é importante para afastar os germes e bactérias da residência, no entanto, é importante fazer um check-up na geladeira, nos armários e no freezer para conferir se todos os produtos estão dentro do prazo de validade, evitando intoxicações alimentares.
4 – Não negligencie certos espaços: o melhor método para iniciar uma boa limpeza é começar pela parte superior, limpando teias de aranha do teto e poeiras que se acumulam nas paredes e que aumentam o risco de reações alérgicas causadas por ácaros. As cortinas e as paredes devem ser limpas com água morna e o mobiliário deve ser espanado regularmente para retirada do pó.
5 – Limpe o armário de medicamentos: de tempos em tempos os medicamentos podem ficar contaminados, portanto, é interessante limpar o armário de remédios e checar se os medicamentos estão dentro do prazo da validade. Também é importante auxiliar o ente querido a organizar o fluxo de medicamentos que ele deve tomar diariamente, existem diversas caixinhas com horários e dias da semana para facilitar esse processo.
6 – Preste atenção nos cuidados do dia a dia: certifique-se que a roupa de cama está sempre limpa, substituindo-a semanalmente.