Saúde e Bem-Estar

Beber água na medida é desafio na terceira idade

Redação
30/03/2015 23:01
Thumbnail
Fique atento
A necessidade de reposição de água depende do grau de atividade do idoso, principalmente entre aqueles mais ativos.
Redução da sede – A perda de água pela pele depende da exposição ambiental e do grau de atividade física. O mecanismo que reduz a sede nos idosos não é bem conhecido mas parece localizar-se nas vias neurais mediadas por opióides, ligando os osmoreceptores ao córtex cerebral.
Quantidade ideal – A ingestão hídrica ideal para o idoso é de 2 a 2,5 litros ao dia, quantidade difícil de alcançar pois muitos não sentem sede ou não desejam beber líquidos devido à incontinência urinária, podendo correr riscos relacionados à desidratação e à problemas renais.
Sinais de desidratação – Fique de olho na urina, que não pode estar escura, e na boca, que não deve estar sempre seca.
Dicas legais – Faça sucos de frutas cítricas, águas saborizadas com fatias de frutas, tenha leite, água de coco, chás de ervas claras e iogurte à disposição. Divida a água do dia em garrafas de 500ml, para o consumo de manhã, tarde e noite ou use copos pequenos e com pouca quantidade. Mas isto só vale para os idosos que não são nem renais nem cardíacos.
Frutas indicadas – Evite as que têm mais açúcar, como melancia, mamão, melão e banana, pois muitos idosos são diabéticos. Misture verduras e legumes. Consuma três frutas ao longo do dia, de cores diferentes: comece o dia com mamão, banana ou laranja; a tarde um kiwi, pera ou goiaba; e a noite morango, ameixa ou mirtilo. Algumas têm mais de 70% de água como laranja, abacate, acerola, abacaxi, kiwi, morango, manga e framboesa.
Legumes e verduras – O arroz integral também ajuda, por ser composto de mais de 70% de água. Abobrinha, pepino, alface, chuchu, tomate, couve-flor, brócolis, cenoura, batata doce e abóbora também são compostos de muita água.
Fontes: Debora Froehner, médica nutróloga, diretora da clínica Nutrocare e coordenadora da clínica da terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns; Regiani Pitol, nutricionista e gerente de nutrição do Hospital Pilar; Camila Pinzon Andretta, nutricionista clínica do Hospital Pilar; e Andréa Gasparini Zaleski, nutricionista responsável pelo Asilo São Vicente.