Saúde e Bem-Estar

Aposentados no divã

Jennifer Koppe
22/01/2006 15:42
jenniferk@gazetadopovo.com.br
Enquanto o marido sonha em poder ficar em casa durante a semana assistindo ao jogo do seu time de futebol com uma cerveja gelada na mão, a mulher começa a se preocupar com a presença constante dele em casa, bagunçando a sala, dando palpites na cozinha e querendo saber a que horas ela volta do salão e do encontro com as amigas.
A situação descrita acima pode ser uma simples implicância de casal, facilmente superada com o passar do tempo, mas alguns conflitos podem trazer conseqüências mais graves para a família.
Quem mais sofre com isso é a companheira, que pode apresentar sintomas da Síndrome do Marido Aposentado, um distúrbio relacionado ao estresse, que afeta a saúde de um número cada vez maior de esposas em todo o mundo.
O sonho da aposentadoria pode se tornar um pesadelo se não existir preparo emocional e financeiro para enfrentar essa nova etapa da vida. Senão, o homem pode se sentir deslocado, sem valor social, e a mulher, sufocada com cobranças e exigências.
Otimismo
De acordo com a terapeuta de casais Solange Maria Rosset, a fase deve ser encarada pelo casal com otimismo, pois é o momento de recuperar os projetos que ficaram esquecidos na juventude, por causa das contas, do trabalho e dos filhos. “É a hora de rever escolhas e de lidar com o que passou despercebido durante a vida”, explica. Aproveitar a vida com sabedoria deve estar em primeiro lugar.