Saúde e Bem-Estar

Cuidados com a pele ressacada na terceira idade

Bruna Bill
21/10/2015 16:11
Thumbnail

Bigstock

A partir dos 50 anos, as diversas mudanças que ocorrem no corpo passam a ficar ainda mais visíveis, devido à queda de produção dos hormônios. A perda da umidade natural da pele é um problema bastante característico, que leva ao aparecimento de manchas, rugas e à perda de elasticidade. Durante os dias mais quentes e secos, a sensação de pele seca pode se agravar.
A taxa de renovação celular da pele começa a cair cerca de 30% já aos 30 anos de idade, e fica ainda mais baixa com a chegada da terceira idade. Além do problema genético, a exposição ao sol também causa o fotoenvelhecimento, que piora ainda mais o aspecto da pele. O uso do protetor solar diariamente já é imperativo em qualquer idade e não se pode descuidar, mas também é preciso caprichar mais na hidratação da pele.
Um dos fatores prejudiciais e que acelera o ressecamento da pele é tomar banhos muito quentes e demorados. A alimentação deve ser equilibrada e de preferência recheada de alimentos antioxidantes, como couve, chá verde, frutas vermelhas e cereais integrais. Na hora do banho, prefira sabonetes antiressecamento e aplique óleos hidratantes ainda com a pele úmida, que são mais fáceis de espalhar do que os cremes comuns.