Mais idade

Glaucoma é principal causa de cegueira no mundo

Adriano Justino
03/06/2015 12:40
Thumbnail
O Glaucoma é uma doença caracterizada por uma lesão no nervo óptico, uma estrutura delicada localizada no fundo do olho. Trata-se de uma doença silenciosa, que afeta milhões de pessoas e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O tipo mais comum, o glaucoma crônico de ângulo aberto, ocorre em cerca de 80% dos casos e pode levar à perda total da visão. Em grande parte dos casos, o glaucoma não apresenta sintomas e, por isso, o diagnóstico geralmente acontece quando a doença se encontra em um estágio avançado e irreversível.
Para evitar que isso ocorra é imprescindível a realização de um checkup anual por um médico oftalmologista. O exame oftalmológico completo, com a medida da pressão intraocular e avaliação do nervo óptico já conseguem detectar se há ou não Glaucoma.
Pacientes que têm histórico da doença na família devem ser ainda mais cuidadosos. O Glaucoma é mais comum após os 40 anos, em afrodescendentes, míopes, diabéticos e usuários de colírios que contenham corticoide em sua composição. Embora não tenha cura, um tratamento correto estabiliza a lesão glaucomatosa, impede a perda visual grave e evita a cegueira.
Tratamento
Diagnosticada a doença, o tratamento ideal é aquele que melhor proporciona controle da doença, ou seja, que evita a progressão. Feito o diagnóstico precoce da doença, é fundamental que o paciente não abandone o tratamento, que na maioria dos casos é feito por via medicamentosa, através de colírios. Em casos mais avançados, é necessária cirurgia ou laser para corrigir a pressão elevada.
O colírio é a forma mais comumente utilizada para tratar o Glaucoma, e pesquisas demonstram que a obediência ao horário e a forma correta da instilação do colírio melhoram o controle do Glaucoma.
Sintomas
O paciente glaucomatoso pode não ter sintomas até as fases finais da doença, onde experimenta uma perda de visão periférica. E pode levar anos até que se instale a perda da visão central, que causa a cegueira.
Casos de dor ocular, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos, visão embaçada e com halos coloridos podem ser sintomas do Glaucoma agudo, que ocorre quando o ângulo de filtração do humor aquoso é estreito, e se fecha completamente, o tratamento para esta crise aguda deve ser imediato.
Tipos de Glaucoma
Há vários tipos da doença, sendo o crônico simples ou Glaucoma de ângulo aberto o mais comum, com cerca de 80% dos casos provocados por uma alteração na região da câmara anterior, impedindo a saída do humor aquoso e aumentando a pressão intraocular. Entre os tipos mais raros estão o de ângulo fechado, causado pelo aumento súbito da pressão intraocular; o congênito, que afeta recém-nascidos; e o secundário, provocado por outras doenças. O tratamento da doença pode ser feito com colírios, laser e se necessário cirurgia.