Saúde e Bem-Estar

Idosos fazem exercícios com ajuda de um robô

Bruna Bill
14/10/2015 22:00
Thumbnail
O governo de Singapura, cidade-estado do sudeste asiático, está investindo em tecnologia para ajudar a população acima de 50 anos a se exercitar mais. A preocupação com o bem estar e a saúde de seus habitantes levou a administração a investir em robôs para orientar aulas em centros de lazer e fazer com que o grupo se exercite regularmente. De acordo com estatísticas do governo, Singapura tem a terceira maior taxa de envelhecimento do mundo, o que leva a várias ações para promover ações que beneficiem a saúde da população.
O Robocoach, como foi chamado o robô, tem pernas e braços de metal e duas telas, uma na parte do rosto, capaz de imitar expressões humanas, e outra nas costas, com as instruções detalhadas dos movimentos. Os desenvolvedores tentaram recriar o rosto de uma professora, com a pele levemente rosada, olhos azuis e dois dentes, além de imitar gestos e trejeitos humanos. Ela é capaz de instruir a execução de 15 movimentos com os braços e também pode reconhecer vozes humanas para começar e pausar os exercícios.
De acordo com os executivos da Infocomm Development Authority, empresa parceira do governo na ação, os idosos estão gostando da novidade, na medida em que fazer os exercícios da maneira correta e regular se tornou um divertimento. A ideia é que o robô seja o professor em cinco unidades específicas de cuidados para idosos em Singapura.