Saúde e Bem-Estar

Novos lares

Jennifer Koppe
28/05/2007 01:17


No Residencial Felicitá, as atividades ao ar livre e o convívio com a natureza são estimuladas
A dona de casa Juçara Pereira Turra, 50 anos, enfrentou muitas dificuldades ao escolher a casa de repouso mais adequada para seu pai, falecido há quatro meses e que na época sofria de mal de Parkinson e Alzheimer. “Eu e a minha mãe pesquisamos muito. Geralmente, a aparência é uma coisa e a funcionalidade é outra. Depois de muita procura, acabamos optando por uma casa mais simples, mas muito humana”, explica.
A família escolheu o Lar Rosa de Saron, no Ahú. Alguns meses mais tarde, após uma queda, a mãe de Juçara também se mudou para lá, por conta própria. Viveu no lar durante dois anos e meio. Já o pai ficou cinco anos. “No início, eu e minha família éramos contra, mas foi a melhor decisão que poderíamos tomar. Nos lares, os profissionais são especializados, a alimentação é balanceada e as casas são adaptadas para as suas necessidades. A família não se desgasta, pode dar mais atenção, amor e carinho”, conta a filha.
Como avaliar?
• Procure referências de outras famílias e de profissionais de saúde sobre o assunto.
• Verificar as condições de higiene do ambiente deve ser prioridade.
• Espaço físico agradável e amplo para as atividades de lazer também é importante.
• Como são as condições de segurança da casa? Dê preferência às casas térreas.
• Mesmo que o idoso não tenha problemas de saúde, é importante que seja oferecido assistência 24 horas, principalmente no caso de acidentes.
• Não esqueça também de avaliar o número de profissionais disponíveis na residência.
• Verifique os serviços oferecidos pela casa. Alimentação, limpeza, deslocamento, realização de atividades físicas e de lazer, entre outras coisas, dependendo da necessidade.
• A localização também é importante. O ideal é que esteja próximo à casa de um filho ou familiar.
• O horário de visitação também deve ser avaliado. Algumas casas não estabelecem horários para que a família tenha a liberdade de visitar o idoso sempre que possível. Em outras casas o horário é estabelecido para que não atrapalhe as atividades físicas e de lazer oferecidas.
• Para idosos independentes, pode ser importante que a casa mantenha aqueles com necessidades especiais em uma ala separada. Isso porque o contato com os doentes pode fragilizar a sua própria saúde ou então, pode deprimi-los. (JK)
Em Curitiba
Conheça algumas opções de residenciais para idosos independentes (algumas também hospedam idosos que precisam de cuidados especiais):
Lar Ebenezer
A Fundação Luterana de Assistência Social – Ancionato Lar Ebenezer é uma casa tradicional que hospeda idosos independentes e semi-independentes.
• Instalações: o lar possui cerca de 7 mil metros quadrados, com bosque nativo, áreas exclusivas para recreação, biblioteca, salas de fisioterapia, horta e jardim. Cada morador é responsável por mobiliar o seu próprio apartamento, para que se sinta em casa. O edifício é de dois andares, mas tem acesso facilitado por rampas para cadeirantes. Existe lugar para 80 moradores.
• Profissionais: conta com clínico geral, fisioterapeutas, técnicas e auxiliares de enfermagem, nutricionista, cozinheiras e copeiras, cuidadores de idosos e voluntários.
• Atividades: geronto ativação, dança sênior, ginástica, caminhadas, palestras, vídeos, coral e terapia musical, trabalhos manuais, pintura em telas, bordados e outras atividades em grupo.
• Serviços: copa e cozinha, lavanderia, limpeza, plantão 24 horas, atendimento individualizado para moradores semi-dependentes, fisioterapia, serviço médico preventivo e atendimento espiritual.
Rua João Dembinski, 2.169, CIC, fone (41) 3285-1532.
Solar do Batel
O local funciona como flat, mas conta com serviços especiais para a terceira idade. Suas instalações foram reformadas recentemente.
• Instalações: conta com suítes e quartos com ocupação individual, dupla ou tripla. Áreas de leitura e tevê, sala de artesanato, sala de refeições, mini -spa e jardim, além de salão para pequenos eventos e reuniões.
• Serviços: limpeza e manutenção, salão de beleza, massagista e fisioterapeuta disponíveis para contratação, automóvel e motorista privativos, garagem, internet grátis, tevê a cabo, quadro completo de refeições.
Rua Gonçalves Dias, 645, Batel, fone (41) 3023-3305.
Residencial Felicitá
A casa de alto padrão, criada pela Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem, foi inaugurada recentemente e tem a preocupação de oferecer qualidade na prestação de cuidados com o idoso estimulando auto-ajuda e independência.
• Instalações: a casa tem capacidade para 20 moradores, em suítes individuais e de casal. Idosos com necessidades especiais ficam em quartos coletivos especiais. Os banheiros contam com barras de proteção e piso antiderrapante. O bosque para caminhadas, o jardim, a cancha de esportes e as churrasqueiras estimulam as atividades ao ar livre.
• Profissionais: a equipe é formada por enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional
• Atividades: jardinagem, jogos, trabalhos manuais e saídas uma vez por semana para parques, cinema, teatro e bailes da terceira idade. Os hóspedes são estimulados a participar das atividades. É um dos pré-requisitos para ser aceito na casa.
• Serviços: oferece serviço de enfermagem 24 horas, limpeza, lavanderia, quadro de refeições completa, com cardápio balanceado, assistência médica, transporte.
Rua João Batista Groff, 630, Santa Felicidade, fones (41) 3272-0252 e (41) 8419-6064.
Casa de Repouso Nossa Casa
O lar é uma empresa familiar, existe há mais de 20 anos. Atualmente a ocupação máxima é de 26 hóspedes. Para que hóspedes e familiares se sintam à vontade, não existe horário para visitação.
• Instalações: oferece suítes, quartos individuais, duplos mobiliados (os hóspedes também podem decorá-los com os seus próprios móveis) e também quartos especiais para pessoas dependentes em ala separada. Os quartos possuem telefone, comunicador e piso antiderrapante. Os corredores possuem corrimões e os banheiros, barras de segurança e piso emborrachado. Também conta com sala de estar, refeitório e área externa para atividades de lazer, trabalhos em horta e jardinagem.
• Profissionais: a equipe é formada por auxiliares de enfermagem, cozinheiras, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e musicoterapeuta. A equipe é dirigida pelo médico e proprietário Marcelo Loyola Netto.
• Atividades: jogos nos dias frios e chuvosos, jardinagem e horticultura, costura, bordado, tricô.
Rua Cel. Joaquim Sarmento, 98, Bom Retiro, fone (41) 3338-8400.
Remanso Moradia para Idosos
A casa existe há 18 anos e é adaptada para atender 16 moradores. Embora seja apropriado também para idosos independentes, no momento a maioria de seus hóspedes necessita de cuidados especiais.
• Instalações: conta com suítes e quartos individuais e duplos, sala de estar, sala de atividades, refeitório, um pequeno salão de beleza e área para horta e jardinagem. Os espaços também são aproveitados para festividades e comemorações com os familiares.
• Profissionais: auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, cozinheiras serventes, clínico geral, fisioterapeuta, nutricionista, musicoterapeuta, professora de educação física e a psicóloga Íris Tuleski Tebet, também proprietária.
• Atividades: fisioterapia preventiva, educação física, musicoterapia, apresentações de corais e de dança, passeios externos, cozinha recreativa, manicure, teatro em grupo. Na Remanso também funciona o Centro-Dia (para idosos que retornam aos seus lares) no turno da tarde com leitura, estímulo de memória, trabalhos manuais e oficinas de arteterapia.
• Serviços: atendimento de enfermagem 24 horas, orientação médica e familiar, atividades coordenadas, convênio com serviço de emergências médicas, alimentação elaborada por nutricionista, serviço completo de lavanderia, moradia integral, temporária e dia.
Rua Des. Costa Carvalho, 471, Batel, fone (41) 3243-4502.
Hotel Estância Santa Cruz
O hotel conta com um bom número de moradores fixos, mas o seu objetivo é hospedar os idosos temporariamente, enquanto a família está viajando, por exemplo.
• Instalações: oferece quartos de solteiro e de casal, com varanda, sala de estar e copa integrada, tevê a cabo e frigobar. Também conta com bosque, academia de ginástica com acompanhamento de profissionais, biblioteca, sala de informática aberta 24 horas e sala de spa.
• Atividades: academia, caminhadas ao ar livre, dança de salão, fisioterapia, alongamento, oficinas de artesanato, pintura, confecção de bijuterias e bordados e outras modalidades de aula.
A diária custa a partir de R$ 120, com café da manhã, almoço e jantar incluídos.
Rua Alberto Otto, 419, Santa Cândida, fone (41) 3585-1100.