Saúde e Bem-Estar

O outro lado

Adriano Justino
30/10/2006 00:50
A situação do cuidador é ainda pouco abordada pela literatura especializada. Quem Vai Cuidar dos Nossos Pais? (Ed.Record; R$ 29,90), escrito pela jornalista e editora executiva do Viver Bem, Marleth Silva, é uma fonte completa para cuidadores de idosos dependentes, sejam eles pais ou cônjuges.
A escritora teve a idéia de abordar o assunto, semanas antes de descobrir que a mãe sofria de Alzheimer. A obra reúne depoimentos de cuidadores-familiares de várias regiões do país. Os relatos ajudam o leitor a entender que ele não está sozinho e que muitos problemas são comuns a todos.
Cuidar de si mesmo é o passo mais importante para garantir a qualidade de vida do idoso que está sob sua responsabilidade. Assim você não se desgasta e o enfermo não se sente um fardo.
O gerontólogo Edélsio Alves Júlio, do Hospital Vita, diz que em primeiro lugar, o cuidador precisa se informar sobre a doença e suas complicações. Assim, ele não é pego desprevenido e pode se adaptar às mudanças. O mais importante, entretanto, é saber pedir ajuda, sem culpa ou vergonha. “O cuidador necessita de auxílio dos outros para não abandonar a sua vida pessoal e deve envolver os demais membros da família”, conclui o médico.