Saúde e Bem-Estar

Tradição milenar e exemplar

Adriano Justino
14/10/2007 23:02
O Japão é o país com a maior expectativa de vida no mundo. De acordo com o Ministério de Saúde do país, os seus habitantes vivem em média 81,1 anos. A dieta composta de arroz, legumes, peixes, algas e derivados de soja é a grande responsável pela vida longa dos japoneses. Além de ser uma alimentação rica em antioxidantes e pobre em gorduras e açúcares, as porções são moderadas.
Embora muitos japoneses trabalhem jornadas de 18 horas e tenham que lidar com altas cargas de estresse, a dieta saudável compensa os maus hábitos, explica o geriatra Maurílio Pinto. “Trabalho, desde que realizado com prazer, não faz mal a ninguém. Pelo contrário, a atividade ajuda a aumentar o tempo de vida com saúde.”
“O estresse, em doses esporádicas, é um mal necessário em nossas vidas. Serve como impulso para resolvermos os problemas”, complementa a clínica geral Socorro Caldas. O perigo é quando a sua manifestação é crônica. A médica explica que, em resposta ao estresse, o organismo secreta o hormônio cortisol, produzido pelas glândulas supra-renais. O cortisol não é prejudicial em doses pequenas, mas em excesso destrói bilhões de células cerebrais e neurotransmissores, causando problemas de memória e uma baixa de energia e da função imunológica. “Para combater o problema, o melhor remédio é o riso, que diminui a produção do cortisol e libera o hormônio beta-endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.” (JK)