No pré-natal os seios devem ser avaliados com o obstetra e o pediatra do bebê. Mamilos planos ou invertidos precisam de massagem ou o uso de conchas, para projetá-los para fora.
A hora de amamentar deve ser um momento de relaxamento, e não de tensão. Escolha um lugar calmo e ergonomicamente confortável.
Use água para lavar as mamas. Evite cremes, sabonetes perfumados, loções para estria ou outros cosméticos nos mamilos e auréolas. Use o próprio leite para higienizar os bicos.
Veja se o bebê abocanha toda a auréola (e não só a ponta do mamilo), com os lábios virados para fora (como a boca de peixe) e a barriga encostada na sua. Limpe as mamas com o leite.
Quanto mais o bebê mamar, mais leite você irá produzir. Ficar tranquila é fundamental para a produção.
Inicie pelo mais cheio, mas reveze. Mude a posição para que o bebê não fique só na mama preferida.
O excesso de leite pode “empedrar” os seios. Isso é normal e passa quando o organismo regula a produção. Massageie as mamas com movimentos circulares, em banho morno.
No caso de dúvidas, procure ajuda do Programa de Aleitamento Materno de Curitiba ou contrate uma enfermeira especializada (busque indicação nas maternidades).
Tenha uma dieta equilibrada, rica em proteínas, cálcio e Vitamina D. Coma pequenas porções ao longo do dia. Evite doces, gordura, sal e álcool. Beba ao menos 3 litros de água ao dia.
A sogra diz que seu leite é fraco, sua mãe diz que o bebê vive com fome? Não dê tanta atenção a palpites, que podem atrapalhar e até causar o desmame precoce. Não há leite materno fraco e até os seis meses o bebê não precisa de chás, água ou suco, desde que supra a demanda nutricional.