A nutrição da mãe durante o período de amamentação pode ser bem confusa. Tanto na quantidade de alimentos que ela pode consumir, quanto em quais são mais indicados, quais alimentos são “proibidos” e o que pode ou não afetar o bebê. Para tirar essas dúvidas, a Mayo Clinic, uma organização não governamental norte-americana voltada à pesquisa em medicina, separou algumas perguntas e respostas para as mamães. Confira!
Eu preciso de calorias extras enquanto estiver amamentando?
Sim, você pode precisar comer um pouco mais do que está acostumada, em torno de 400 a 500 calorias a mais por dia, para manter a sua energia. Para obter essas calorias extras, escolha alimentos nutricionalmente benéficos. Um exemplo de lanche da tarde: sanduíche de pão integral com manteiga de amendoim, uma banana ou maçã e um iogurte pequeno.
Quais alimentos eu devo comer ?
Prefira alimentos ricos em proteína, como carnes magras, ovos, derivados de leite, feijão, lentilhas e frutos do mar com pouco mercúrio. Escolha várias opções de frutas e vegetais e lave-os bem antes de comer, para reduzir a exposição a restos de pesticidas.
Quanta água ou líquidos eu preciso tomar?
Beba com frequência, de preferência antes que você sinta sede e especialmente se a urina estiver amarelo escuro. Sempre tenha um copo de água próximo quando estiver amamentando. Evite sucos e bebidas açucaradas. Muito açúcar pode contribuir para o ganho de peso ou mesmo sabotar os seus esforços em perder peso. Muita cafeína também pode ser perigoso, visto que ela passa pelo leite e pode deixar o bebê agitado ou interferir no sono. Limite o consumo a não mais que duas a três xícaras de café e bebidas com cafeína por dia.
Quais alimentos devo evitar nesse período?
Álcool, cafeína e peixes. Não há nenhum nível de álcool no leite materno que seja considerado seguro para o bebê. Se beber, evite amamentar a criança até que o álcool tenha saído completamente do corpo. Isso normalmente leva de duas a três horas para cada 335 ml consumido, ou cerca de 5% de um copo de cerveja. Tirar o leite não acelera a eliminação de álcool do corpo. Peixes também devem ser evitados. Apesar de ser uma boa fonte de proteína e omega3, muitos frutos do mar contêm mercúrio e outros contaminantes. Se expor a níveis altos de mercúrio na amamentação pode expor o bebê ao risco de desenvolver problemas no sistema nervosos.
Colunistas
Enquete
Animal
Agenda