Não se cobre tanto, cada mãe é de um jeito (Foto: Bigstock)
Quando mães compartilham experiências e ideias, a maternidade tende a ficar mais simples. A visão da jornalista e autora do blog Maternidade Simples, Melina Pockrandt, veio a partir das discussões nas mídias sociais sobre ser mãe. Ao contrário do que poderia ter sido uma aproximação entre as mulheres, segundo Melina, as críticas sobre a forma de criar seus filhos e quem seria a melhor mãe acabam afastando umas das outras.
“Uma mãe olha o erro da outra e diz: eu não faço isso, devo ser uma mãe melhor que ela. É uma crítica que a pessoa se coloca nela mesma, na verdade, para tentar se sentir melhor. E a maternidade não é isso, não é competição, não tem troféu e nem pódio”, afirma Melina.
De acordo com a psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental e neuropsicologia pela USP, Camila Machuca, a cobrança pelo perfeccionismo materno é muito grande, e ao divulgar apenas o lado positivo, as mães aumentam o grau de exigência para outras mulheres. “Toda mãe está tentando ser a melhor mãe com os recursos que tem a disposição. É normal que ela erre mesmo querendo acertar e isso nos ensina outro comportamento. Algumas mães conseguem ser suaves com elas mesmas mesmo quando erram, mas muitas ainda se cobram demais pela perfeição”, diz Camila.
Como ser mais leve?
Confira algumas dicas de como manter a leveza e não se cobrar tanto na maternidade:
– Ao escutar uma história absurda de erro de outra mãe, não critique. Pense nas suas experiências que você nunca contou para ninguém. O que é erro para você pode não ser tão errado para outra pessoa. Ou, o que é certo para você, pode ser um erro muito grande para outra mãe.
– Sempre que escutar ou ler opiniões de outras mães sobre assuntos da maternidade, pare e pense se isso é importante para você ou se você pensa da mesma forma. Lembre-se que cada um tem o direito de criar os filhos da forma que puder e quiser.
– Vontade de sair correndo, fechar a porta e deixar o filho que não para de chorar é uma sensação que muitas mães compartilham. Não se culpe tanto por isso, mas aproveite para conversar com outras mulheres, de forma aberta, sobre situações parecidas.
– Errar faz parte do caminho e, acredite, eles sempre virão, mesmo quando você quiser acertar. Não se culpe demais por isso e aprenda a superá-los.
– No final das contas, não importa se você amamenta de um jeito e as outras mães de outro, as duas são mães que buscam a melhor forma de criar os filhos.
Serviço
O Maternidade Simples promove o 1ª Encontro de mães: Por uma maternidade mais simples
Data: 10 de outubro, das 14h às 17h30.
Local: Buffet City of Color. Rua Imaculada Conceição, 1766.
Inscrições: R$ 50 por pessoa. Crianças até 7 anos não pagam.
Informações: www.maternidadesimples.com.br/evento.
Colunistas
Enquete
Animal
Agenda