Gazeta do Povo, com colaboração de Daniel Batistella
08/05/2012 12:56
Nesta semana que antecede o Dia das Mães, a nossa vontade era ouvir – e contar! – as histórias de todas as mães. Como isso não é possível, elegemos cinco mamães, que contam, diariamente, as alegrias e os desafios da maternidade. São mulheres de carne e osso, que dividem um pouco da sua vida.
Veja a história da mãe de primeira viagem.
Nesta terça-feira, quem abre a sua vida é Maria Angélica da Silva, mãe da adolescente Victória.
Acompanhe esta e as outras histórias aqui no site e aproveite para contar a sua também!
Na adolescência, mais desafios
Maria Angélica da Silva, assistente financeira de uma administradora de condomínios, mãe da adolescente Victória, de 15 anos de idade.
“Sou mãe de duas filhas. A mais velha, Marilia, tem 27 anos e a mais nova, Victória, tem 15. É a segunda vez que passo pela experiência de administrar a vida de uma adolescente. Confesso que não é nada fácil, é um desafio seguido do outro, pois é nesta fase que eles tomam o “rumo” para a vida adulta. É a fase em que os hormônios estão em verdade erupção!
Eles são os donos da verdade, sabem tudo sobre tudo, acham que são imortais. Nós, pais, temos de ter um verdadeiro caminhão de paciência. Mas acredito que os pais devem plantar, ajudar seus filhos a encontrar o seu caminho desde pequenos. Somos o seu “espelho”, o seu exemplo. Sempre disse para as minhas filhas que temos apenas dois caminhos a seguir: o caminho do bem, do amor ao próximo, da dignidade, de buscar um futuro bom; e o outro caminho, que seria o do mal, roubar, matar, usar drogas, prejudicar as pessoas, não ter uma vida digna, não ser um bom cidadão.
Devemos orientar nossos filhos, mostrar com bons exemplos que a vida vale muito a pena, que ser feliz é maravilhoso. O Dia das Mães é uma data linda, quando mães, pais e filhos se confraternizam, fazem almoços maravilhosos e ganham lindos presentes. Porém, para uma mãe, o que realmente vale a pena, o maior presente, é dar e receber amor, ter uma família unida, estruturada, viver em harmonia e feliz.”
E você, também tem filhos adolescentes? Conte para o Viver Bem!