à esquerda, a lutadora com o cinturão conquistado em maio. à direita, ela e o namorado.
A lutadora Kinberly Novaes, 25 anos, descobriu que está grávida de um menino após dar entrada no pronto socorro com um desconforto abdominal. No dia 17 de maio, ela chegou a lutar com quase três meses de gestação e conquistou cinturão do Noxii Combat. Na época, o evento não pediu que as competidoras realizassem um teste de gravidez.
Kinberly nasceu em Joinville, em Santa Catarina, mas treina em Curitiba. Há duas semanas, ela deu entrada no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde o médico ginecologista Luiz Antônio Thereza informou-a da gravidez. “Eu disse que nunca tinha visto alguém que não estava grávida com uma barriga daquelas. Quando ela deitou na maca dava para perceber que seu abdome era proeminente”, diz. Na hora, foi feito um exame de sangue que confirmou o diagnóstico.
O especialista explica que é muito comum que atletas de alto desempenho, como Kinberly, desenvolvam amnorréia (ausência de fluxo menstrual), o que pode dificultar a percepção da gravidez quando há ausência de outros sintomas. “Um quadro como o dela é inusitado. Em 30 anos de profissão nunca vi nada igual: uma lutadora que chegou a combater com a gestação avançada”, comenta. O médico solicitou alguns exames, mas afirma que o bebê está em perfeito estado de saúde.
Na consulta, a lutadora apresentava algumas equimoses (roxos superficiais) na área abdominal. ”O impacto responsável pelas manchinhas podia ter causado dano ou interrupção da gestação”, afirma. Ainda segundo Thereza, quando uma gestante cai de costas ou sofre um acidente de carro, os riscos de perder o bebê são menores do que quando o trauma é direto.
No facebook, a lutadora que faria sua estreia internacional na próxima sexta feira pelo RFA (Resurrection Fighting Alliance), explicou o que aconteceu em uma postagem: “No ultimo mês eu estava me sentindo muito mal nos treinos e com muita dificuldade de perder peso. Foi quando procurei um médico, com muito medo de descobrir algo de errado no meu corpo, alguma doença, qualquer coisa que me impedisse de lutar. Eu sabia que meu organismo não estava normal”, disse. Entre os sintomas descritos estavam a baixa imunidade, sonolência, cãibras e cansaço. Mas o que mais a incomodava era estar muito acima do peso e ter dificuldades para emagrecer.
Kinberly está grávida de Jacson Carvalho, seu namorado e parceiro de treino. Sabe-se que o bebê é um menino. Para os fãs, os dois postaram um vídeo no facebook para anunciar a novidade.
Exercícios físicos e gravidez
Qualquer luta marcial ou exercício físico de impacto deve ser evitado durante a gestação. Atletas de alta performance devem se adaptar. Leigos que praticam esportes, no entanto, ao notar que a menstruação atrasou e que existe chance de gravidez devem procurar o médico o quanto antes. Primeiro para fazer o diagnóstico, depois, se positivo, para averiguar os riscos dos exercícios e o que é permitido. “Não precisa parar, só se readaptar”, comenta. Ele indica exercícios leves e localizados, como caminhadas e alongamentos.