Mercado cultural

Empresa curitibana está entre as 10 maiores produtoras culturais do Brasil

Equipe Pinó
08/12/2023 13:37
Thumbnail

Ópera das Cores é uma iniciativa da produtora que contemplou mais de trinta ações sociais. | Brunno Covello

Com 12 anos de trajetória e mais de 70 projetos registrados em leis de incentivo e editais de promoção cultural, a Montenegro Produções figura entre as 10 maiores produtoras do Brasil, administrando mais de 80 milhões em projetos culturais desde sua fundação, consolidando-se como uma das principais referências em produção cultural no Brasil, segundo dados do Ministério da Cultura. Especializada na gestão de projetos com foco destacado na inclusão, diversidade e sustentabilidade, a empresa foi fundada em Curitiba (PR) e tem expandido sua atuação por todas as regiões do país.
A partir de 2024, a Montenegro dará um passo significativo em sua jornada, embarcando em suas primeiras turnês internacionais. Com projetos agendados em cidades de Portugal e dos Estados Unidos, a produtora continuará a levar sua experiência e compromisso com a cultura, promovendo intercâmbios artísticos e fortalecendo laços além-fronteiras.
"Queremos deixar um legado positivo na cultura brasileira, priorizando a arte nacional, promovendo a inclusão e democratizando o acesso aos bens culturais", destaca Carolina Montenegro, fundadora e diretora da Montenegro Produções.
A produtora também tem uma contribuição significativa para a geração de empregos no setor. Cada projeto desenvolvido emprega, nos mais variados níveis e setores, aproximadamente 150 profissionais diretamente e mais de 300 indiretamente. “A Montenegro abraça todos os princípios das leis de incentivo cultural, e leva muito a sério a fomentação do mercado, movimentando o setor da economia criativa, em diversas partes do país, durante todo o ano”, explica Carolina.
Para 2024, além do salto internacional, a empresa prepara ótimas novidades, que irão movimentar investimentos de aproximadamente 500 mil dólares. “Será mais um ano intenso, repleto de muito trabalho e de ações que nos enchem de alegria e satisfação. Continuaremos destacando a identidade brasileira e as coisas da nossa terra em projetos que estarão cada vez mais próximos da sociedade. A cultura é transformadora, e nós, da Montenegro, acreditamos muito que a construção de um país melhor e mais digno para todos passa por ela”, finaliza Carolina.