Saúde

Abrir caminhos para a vida é mais que conscientização

Adriano Justino
23/11/2016 00:00
Thumbnail

Foto: Naideron Jr.

Quem nunca se viu inserido no estressante dia a dia no trânsito das grandes cidades?
De um lado motoristas com pressa para chegar a seu destino. Muitos carros na rua, congestionamentos caóticos e falta de mobilidade urbana.
Do outro lado, a realidade angustiante de um motorista de emergências médicas, com o desafio e a missão de socorrer um paciente em tempo, quando muitas vezes o atraso de um minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte, ou aumentar, e muito, as sequelas daquele paciente.
Mesmo com a sirene da ambulância ligada, sinalizando a urgência na passagem,  muitos motoristas se negam a abrir caminho. Seria falta de colaboração, consciência ou falta de informação?
A Plus Santé Emergências Médicas, empresa que está nesse mercado há 15 anos, conhece como ninguém essa realidade e arrisca dizer que não acredita na falta de consciência da população curitibana, mas sim na falta de informação, o medo de acabar cometendo algum tipo de infração de trânsito e receber uma multa.
“As pessoas ficam nervosas e na dúvida do que fazer… Atravessar o cruzamento? Avançar à faixa de pedestres? Subir no meio-fio? – diz a diretora da empresa Mauren Colombo, que complementa: “A recomendação segundo a legislação nacional de trânsito é de abrir prioritariamente a passagem para as ambulâncias. Quando os dispositivos sonoros e de iluminação estiverem acionados, indicando a proximidade da ambulância, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.”
O condutor que desobedece à regra acima explicada, comete a infração de trânsito do artigo 189 do CTB, de natureza gravíssima, sujeito à multa de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira.
Ou seja, colaborar com o trânsito e a passagem das ambulâncias é mais do que uma questão de consciência, é lei. Algo simples e extremamente necessário de se colocar em prática, entendendo que cada um individualmente pode fazer toda a diferença.
A Plus Santé levanta a bandeira desse importante movimento para que a saúde esteja sempre na preferencial. “Lutamos diariamente para ver nossa cidade com um trânsito mais colaborativo e assim, podermos continuar realizando nosso maior propósito, o de abrir caminhos para aqueles momentos em que a vida nos pede passagem” – conclui Mauren Colombo.
Serviço: www.plussante.com.br