Saúde e Bem-Estar

Figure 1, o “instagram para médicos”, chega ao Brasil

Redação
16/06/2016 15:17
Thumbnail

Os profissionais da saúde brasileiros compõem o sexto maior mercado no Figure 1 e estão entre os mais ativos na plataforma. Agora, já podem trocar informações em português. Foto: Visualhunt

O compartilhamento de informações é uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje, mas no caso das comunidades médicas pode salvar vidas. E é para trocar informações de casos clínicos que o Figure 1 foi lançando. Agora, o aplicativo que surgiu para conectar profissionais de saúde ganha a sua primeira versão em outro idioma, o português, e já pode ser acessado por médicos brasileiros. A versão em inglês continua ativa, reunindo milhares de usuários.
Ao baixar o aplicativo gratuito, disponível para Androide e iOS, o usuário pode tirar fotos, usar as ferramentas disponíveis para ocultar informações de identificação do paciente, e utilizar um termo de consentimento com assinatura digital adaptado à legislação brasileira. Em questão de minutos o caso pode ser compartilhado dentro de uma comunidade global para discussão.
LEIA TAMBÉM
O aplicativo é utilizado por mais de um milhão de profissionais da saúde em mais de 190 países. Milhares de casos já foram compartilhados e visualizados mais de 1.5 bilhão de vezes, auxiliando médicos e pacientes. Os profissionais da saúde brasileiros já compõem o sexto maior mercado no Figure 1 e estão entre os mais ativos na plataforma.
Zica na rede
Um dos exemplo do uso da comunidade brasileira é o compartilhamento de informações sobre o Zika Vírus na comunidade. Os casos da doença compartilhados no Figure 1 foram visualizados por milhares de profissionais da saúde do mundo inteiro, e para muitos consistiram na primeira oportunidade de acompanhar casos do vírus em tempo real, discutindo assim sobre os principais sintomas e formas de diagnóstico.
“O aplicativo me auxiliou no diagnóstico diferencial de um caso de dengue, onde as outras suspeitas eram Zyka e Chykungunya”, conta o estudante de medicina da Universidade de Taubaté, Diego Tajes, que utiliza o Figure 1 na versão em inglês há quase dois anos. O aplicativo foi lançado originalmente em 2013.
“Sabemos que os profissionais da saúde brasileiros são alguns dos membros de maior destaque no Figure 1”, diz o Dr. Landy, co-fundador do Figure 1. “Estamos entusiasmados em poder oferecer a oportunidade de que possam interagir em seu idioma nativo para que toda a comunidade médica do Brasil possa compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mundo”, conclui.