Teatro

Explorando o tema da loucura, "Entretelas" estreia em curta temporada em Curitiba

Equipe Pinó
05/07/2024 14:03
Thumbnail

Ao todo, serão cinco dias de apresentações. | Divulgação

Entre os dia 5 e 9 de julho, a peça "Entretelas" vai ocupar o palco do Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, trazendo diversas faces do tema loucura. Os ingressos estão à venda e custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).
Marcada por uma estética que privilegia as cores vermelho, azul e amarelo, e profundamente baseada em quadros clássicos da história da arte, a peça faz referências a Michel Foucault, Erasmo de Roterdã, Antonin Artaud e Vincent Van Gogh para tentar exibir as múltiplas facetas do tema da loucura. Destaque, também, para as referências a Hieronymus Bosch, considerado o primeiro pintor surrealista, quatro séculos antes da criação do próprio surrealismo.
A peça já impacta em seu primeiro ato. É uma cena forte, coreografada com base em movimentos corporais que remetem a convulsões, dores intensas, tristeza profunda. E aos eletrochoques, que pontuaram a trajetória do tratamento das pessoas consideradas loucas.
Já no segundo ato, ganha um tom didático, pedagógico, ao trabalhar com textos da obra “História da Loucura”, de Michel Foucault.
Marcado pela cor amarela, o terceiro ato aporta na poesia (e na aflição) de Van Gogh. Além de expor partes importantes de sua biografia, o trecho final do espetáculo aborda o fato de um artista hoje mundialmente idolatrado ter vivido com dificuldades até para comer e pagar aluguel.
Então, a peça toca no quanto o trabalhador de hoje busca o equilíbrio entre o salário que recebe e as contas a pagar, resultando em uma contabilidade que, muitas vezes, não fecha. Então, surge mais um questionamento: seria esse estilo de vida também uma loucura?

Serviço

  • O quê? “Entretelas”
  • Quando? De 5 a 9 de julho, às 20h
  • Onde? Espaço Excêntrico Mauro Zanatta (Rua Lamenha Lins, 1429, Rebouças, Curitiba - PR)