Mascote Fit

Animal

A época em que o canto é livre

Emiliana Bresolin
02/09/2006 22:47
A primavera está chegando e com ela vem o calor (se é que ele foi embora neste inverno). Nessa época, os pássaros cantam sem restrições, mas não sem propósito. É tempo de acasalamento. Não só os pássaros livres vão acasalar, os que vivem em gaiolas também querem namorar no calor do verão.
O criador de pássaros Dirceu Félix faz um alerta àqueles que criam pássaros em cativeiro: “é bom ficar atento aos sinais da natureza”. O primeiro passo, segundo ele, é saber se o par de passarinhos está formado. Macho e fêmea se dão bem quando literalmente, namoram. São beijinhos para lá, cantos mais bonitos para cá. O macho fica exibido. Pula de um poleiro para o outro. Abre as asas, exibe as penas e canta sem parar, mais alto do que nunca. Se a fêmea se “render”, ela faz graça, corteja o macho e recebe beijinhos em troca. Beijinhos de pássaros? Isso mesmo: eles abrem os bicos como se estivessem dando comida um no bico do outro.
O casal que não se deu bem é reconhecido na mesma hora. A fêmea não deixa o macho chegar perto. Eles ficam agressivos e podem acabar brigando. Sinal de que devem ser separados.
Casal feito e feliz é hora de reproduzir. A gaiola deve estar preparada com o ninho já posicionado. Tem que ser limpa pelo menos uma vez por dia. O criador precisa colocar pequenos pedaços de barbante ou papel toalha, de aproximados 10 cm, nas grades da gaiola para que a fêmea comece a forrar o ninho.