Animal
Sempre é um momento de relaxamento e troca de afeto, mas o contato com animais de estimação requer cuidados, pois existem doenças que podem ser transmitidas ao homem. E as chamadas zoonoses – como a toxoplasmose, a leptospirose e a raiva – podem ser fatais tanto para o pet como para o seu dono.
A contaminação pode ocorrer de várias formas. Segundo Luiz Felipe Ximenes Cibin, veterinário da clínica Vida de Bicho, pessoas que têm horta precisam lavar muito bem os alimentos. “Em casas com quintal, por exemplo, os gatos e cachorros vêm da rua e acabam colocando as fezes onde a terra é mais solta, normalmente na horta. O gato é o responsável pela transmissão da toxoplasmose e cães infectados por ratos podem transmitir leptospirose”, salienta o especialista.
Bons hábitos
O diretor clínico da Clinivet, Luiz Schenato Junior, ressalta que medidas simples fazem a diferença na hora da prevenção. “Vacinar o animal e desverminá-lo regularmente são cuidados básicos. Ainda é importante que a própria pessoa tome vermífugos regularmente”, observa. Bons hábitos de higiene, dentre eles lavar as mãos com água morna e sabonete depois de lidar com os pets, também são recomendados.
Colunistas
Agenda
Animal