Gatos e cachorros ganham cada vez mais espaço na vida de seus donos. De alguns anos para cá, saíram da casinha ou da caixinha no quintal e se espalharam pela casa, não raramente sobre os sofás e as camas.
Mas para garantir a própria saúde e a de suas famílias humanas, precisam estar sempre muito limpos. “Nós é que temos a responsabilidade de mantê-los com saúde”, diz Gerson Alves, arquiteto e criador de gatos persas.
Durante muito tempo, Alves sentiu falta de produtos de higiene e embelezamento específicos no mercado pet. Esteve até na Europa para aprender, por exemplo, como manter os gatos brancos sempre brancos. Agora, os produtos de fora já não fazem a diferença aqui. “O mercado nacional oferece produtos com qualidade superior à dos importados”, comenta ele.
Gerson Alves decidiu dividir a experiência do material de higiene e estética com médicos veterinários, tosadores e proprietários de pet shops. Em Curitiba, no fim de julho, ensinou técnicas de cuidados e higiene no dia-a-dia.
O curso de estética animal, promovido pela Zenryo – Consultoria e Treinamento, com apoio da Pet Society, é denominado Programa de Educação Continuada em Estética Animal. Os módulos serão levados a quase todas as cidades do país e abordarão os mitos e as verdades sobre cães e gatos. Na primeira etapa curitibana, também esteve presente o esteticista canino Sérgio Villasanti, eleito o sexto melhor tosador do mundo.
Villasanti falou sobre as características da raça yorkshire terrier, a técnica do banho e os produtos, além de mostrar várias formas de tosa nesses cães, que estão entre os preferidos dos paranaenses. Para ele, o tosador que tem criatividade vai ser mais bem sucedido. “Vale tudo na tosa, não existe certo ou errado. A menos que seja para competições, quando tem de seguir o padrão da raça”, diz ele.
Em relação aos produtos do mercado nacional, o esteticista garante que são tão bons quanto os importados. Recebeu, inclusive, o título de embaixador da Oster, marca norte-americana de produtos para animais de pequeno e grande porte.
Foi por indicação dele que a proprietária de pet shop e tosadora Letícia Ronska ganhou a possibilidade de participar de um concurso de estética este mês, em Las Vegas. Vai concorrer com tosadores de 20 países e com apenas mais um do Brasil. Letícia está entre os poucos tosadores de Curitiba a fazer a tosa da raça griffon de Bruxelas. Se ganhar o concurso, Letícia vai levar o prêmio de US$ 4 mil.
Serviço: Informações sobre o curso, que deve voltar a Curitiba dentro de alguns meses, pelo fone 0800 77 22 702; República dos Cães: (19) 3255-1578; Gatil Pax Deorum: (11) 5077-1016.
Colunistas
Agenda
Animal