Os passeios diários com cães e gatos trazem benefícios significativos tanto para os animais quanto para o convívio em comunidade. Embora possam parecer simples momentos de lazer, esses passeios têm um impacto na qualidade de vida dos pets, independentemente da raça ou tamanho. Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília, elencou benefícios e algumas dicas para que o passeio com os pets seja prazeroso.
Benefícios para cães:
Redução da ansiedade: os passeios proporcionam estímulos variados, como cheiros e texturas novas, ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse. Cães que passeiam regularmente tendem a destruir menos objetos e a latir menos.
Manutenção da saúde física: a atividade regular ajuda a prevenir a obesidade e problemas articulares, cardíacos e metabólicos, como diabetes. Além disso, aumenta a expectativa de vida e reduz a incidência de infecções urinárias, pois muitos cães não urinam dentro de casa. Passeios frequentes também favorecem a socialização, ajudando os cães a interagir melhor com outros cães e pessoas, o que reduz agressividade e medo.
Dicas: cuidado com o calor! Para evitar queimaduras nas patas e hipertermia, é recomendável passear em horários mais frescos, como início da manhã ou à noite. Além disso, o uso de coleira é fundamental para garantir a segurança do pet durante o passeio, prevenindo fugas e acidentes. Além disso, é importante recolher os dejetos e evitar que cadelas no cio interajam com outros cães para prevenir brigas.
Benefício para gatos
Estimulação e Variedade: embora a maioria dos gatos se adapte bem a ambientes fechados, alguns podem se beneficiar do passeio na coleira, especialmente se acostumados desde filhotes. Isso pode proporcionar estimulação mental e variar o ambiente do felino.
Dicas: gatos são sensíveis a mudanças e preferem rotinas estáveis. Passeios devem ser introduzidos com cautela, sempre em ambientes controlados e seguros, para minimizar o estresse.