Mascote Fit

Animal

Bigode de gato

Lara Mota, especial para a Gazeta do Povo
19/08/2012 03:14
Para quê servem?
Os bigodes dos gatos são pelos sensoriais de orientação, que auxiliam na movimentação, alertando o animal sobre eventuais perigos no caminho.
Posso cortar?
Há quem diga que os bigodes não fazem tanta falta assim aos gatos domésticos como fazem para os felinos selvagens. Mas a professora de medicina veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carolina Zaghi Cavalcante, discorda. “As vibrissas, mais conhecidas como bigodes, têm função tátil e de orientação espacial, sendo necessárias nos felinos domésticos também”, afirma. Sendo assim, o bigode é uma espécie de “radar” do gato, tão sensível que pode detectar a mais leve mudança de uma brisa, por exemplo. É normal que eles caiam, mas só devem ser aparados por profissionais competentes.
Onde ficam?
Geralmente os bigodes se localizam em quatro fileiras sobre os lábios superiores. Alguns ficam nas bochechas, outros fios sobre os olhos e no queixo.
Termômetro
O posicionamento dos bigodes indica o estado de humor do animal. Quando um gato está brabo ou na defensiva, o bigode fica para trás. Quando está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
O rei do bigode
Assim como o cabelo dos seres humanos, o bigode do gato cresce, em média, mais de 1 centímetro por mês. O tigre tem os maiores bigodes – 10 centímeros.