Mascote Fit

Animal

Brinquedos que os gatos adoram

Ana Carolina Nery
07/11/2009 02:18
Brinquedos leves, fáceis de serem movimentados, são a distração preferida dos gatos. Uma simples bola de papel, seja de alumínio, folha de caderno ou saco de pão amassado, é capaz de fazer a alegria dos felinos por horas e horas. Outros objetos aparentemente sem utilidade para os donos servem para variar a coleção de brinquedos. Vete­rinários indicam espiral de caderno, sacolas plásticas amarradas, pena artificial e caixas de papelão (para simular tocas). Com um pouco mais de trabalho, uma meia velha é transformada em uma bola de meia, que poderá durar por bastante tempo.
Segundo a médica veterinária Tatiana Takeko, proprietária do pet shop Cantinho do Gato, tudo o que tem uma cordinha pendurada também chama a atenção. Mas ela faz um alerta: brincadeiras com objetos que tenham fios soltos, como os novelos de lã, ou muito pe­­quenos, como cotonetes, de­­vem ser supervisionadas. “Como a língua do gato é bastante áspera, muitas vezes a linha enrosca. Na tentativa de expelir, o bicho acaba engolindo a linha. De­­pendendo do fio, como o dental, po­­de cortar a alça intestinal”. Se acontecer de o animal engolir, o importante é não puxar o fio, principalmente se não souber o volume engolido. “Se estiver preso ao intestino poderá machucar. Leve ao veterinário para fazer uma radiografia”, diz Tatiana.
Além de divertirem os gatos, os brinquedos podem evitar que mó­­veis sejam danificados. Os felinos sentem a necessidade de arranhar objetos. Por três motivos, segundo Tatiana: ter sensação agradável, gastar as unhas e demarcar território. “Um tronquinho de madeira enrolado com sisal ou tapete feito de papelão servem como arranhador. Evitarão que estraguem o sofá”. No caso do tronco com sisal, a base tem de ter boa estabilidade, pois os gatos gostam de se pendurar.
A brincadeira também espanta o estresse. Conforme a médica veterinária Bianca Ricci Borba, do Hospital Veterinário Batel, assim como os ca­­chorros, os gatos precisam se exercitar. “Para eles a intensidade é menor. Uma brincadeira para um gato já é uma forma de exercício físico”. Se­­gundo Bianca, o período noturno é quando eles estão mais ativos.
Serviço
Pet Shop Cantinho do Gato. Fone (41) 3077-4133. Hospital Veterinário Batel. Fone (41) 3039-6644.