Conhecida popularmente como catnip ou erva-do-gato, a plantinha nepeta cataria tem um efeito enlouquecedor sobre os bichanos. Vendida desidratada, seu efeito está ligado a um óleo essencial que existe nela, o nepetalactona, cujo aroma entra pelo nariz do animal e atua diretamente em seu sistema nervoso central.
O princípio ativo atrai não apenas gatos, mas todos os felinos. “Ela faz efeito até nos leões”, diz a médica veterinária Cecília Vargas, do Fofutas Pet Shop. Na medicina veterinária, ela é muito utilizada, e para objetivos diversos: tanto para acalmar os felinos agressivos quanto para excitar e exercitar os mais apáticos.
O efeito da catnip é mais intenso nos primeiros 10 minutos, sendo que os gatos em idade reprodutiva são mais sensíveis à erva do que gatos filhotes, com menos de seis meses. Geralmente os machos sofrem mais reações do que as fêmeas.
Existem gatos que são imunes ao efeito da erva, mas são exceção, já que 75% deles está suscetível aos seus efeitos. E quais são eles? Eles rolam, miam, se esfregam e fazem um montão de estripulias. “Apesar de não ser viciante, pode-se dizer que o seu efeito é o parecido com uma droga, por agir diretamente no sistema nervoso central”, diz Cecília.
A erva é vendida livremente e não causa danos nos animais.
Como usar? Na hora de comprar, não há restrições. Todo pet shop vende saquinhos da erva desidratada (eles custam entre R$ 5 e R$ 15). Assim, é só espalhar um pouco dela pelo chão, tapete ou no brinquedinho que você quer que o animal conheça. Existe também a opção do catnip em spray, mas a concentração do produto no líquido é menor e não faz tanto efeito quanto a erva desidratada, e brinquedinhos que contém a erva por dentro, como ratinhos e bolinhas. A planta também serve como repelente de mosquitos.