Mascote Fit

Animal

Hedgehog, um lindo ouriço africano

Adriano Justino
03/06/2007 01:07
Considerado o menor ouriço europeu, sua capa de espinhos sobre uma pele fina e altamente flexível o transformam numa verdadeira arma quando ameaçados, principalmente contra seus predadores naturais, os texugos e as raposas. Ele tem a capacidade de se enrolar como uma bola em momentos de tensão e partir rolando para cima dos seus agressores, botando-os para correr.
Possue nariz muito sensível e ótimo farejador para encontrar alimentos, principalmente à noite, quando fica mais ativo, por ser um animal de hábitos noturnos. Na natureza, pode ser encontrado embaixo de troncos, raízes e árvores. Nada e é bom alpinista.
Em Curitiba, segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PR), ainda não há registro de que alguém tenha adquirido um hedgehog. Segundo Eunice de Souza, coordenadora do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do órgão, o animal exótico só pode ser adquirido em um importador e comerciante credenciados. “Para eles é necessária a liberação tanto de quem importa quanto de quem exporta”, explica a coordenadora.
No Brasil, há uma espécie de rodeores chamados de ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), mas como todos os animais silvestres, eles não podem ser domesticados. A espécie, maior do que os hedgehogs, vive na Floresta Atlântica, principalmente na Bahia e Espírito Santo.