Mascote Fit

Animal

História

Fonte: Larousse dos Gatos
04/02/2006 21:39
– No Egito Antigo, os gatos conheceram seus dias de glória. Eram tratados como divindades por matarem os ratos – devoradores de grãos – e caçarem as serpentes, que eram bastante numerosas nas margens do Rio Nilo. Matar um gato – mesmo sem querer – era crime grave e o culpado era apedrejado até a morte.
– Em meados do século 14 – quando a peste negra provocou cerca de 25 milhões de mortes na Europa – os felinos eram associados ao demônio. No século seguinte – durante a Inquisição – o sacrifício de gatos em festas populares tornou-se comum.
– No século 18, os europeus gritaram por socorro: o rato-marrom chegou ao continente e difundiu a peste e não havia gatos suficientes para caçá-los. Os bichanos retornaram e com a moral em alta. Certas companhias de seguros exigiam que, em cada viagem, as cargas fossem vigiadas por um batalhão de gatos.
– A cultura também se rendeu ao charme dos gatos. Desde O Gato de Botas (1697), de Charles Perrault, vários autores dedicaram algumas linhas a esse animal: Balzac, Edgar Allan Poe e Ernest Hemingway são alguns exemplos. Outros gatos famosos são Tom, de Tom e Jerry, os Aristogatas e o guloso Garfield.