Mascote Fit

Saúde Animal

Obesidade em pets: como prevenir e manter a saúde de cães e gatos

Redação
24/10/2024 10:57
Thumbnail

Especialista elencou quatro pilares para manter a saúde do seu pet. | Freepik

A obesidade em cães e gatos se tornou um dos maiores desafios da saúde animal no século XXI, com mais de 59% dos cães e 52% dos gatos apresentando sobrepeso ou obesidade*. Esse problema é hoje considerado uma epidemia moderna, associada à redução da qualidade de vida e ao surgimento de complicações graves, como doenças cardiovasculares, diabetes e problemas ortopédicos e respiratórios.
“O excesso de peso afeta diretamente a saúde dos animais, reduzindo sua expectativa de vida. O aumento alarmante desse distúrbio entre os pets nas últimas décadas torna o tema ainda mais relevante”, afirma Fábio Alves Teixeira, editor do livro Obesidade em Animais de Companhia, lançado recentemente na Universidade de São Paulo (USP) com o apoio da ROYAL CANIN®️.
Segundo o especialista, a prevenção e o controle da obesidade nos animais de estimação envolvem quatro pilares fundamentais:
  1. Consultas veterinárias regulares: Monitorar a saúde, registrar o peso e avaliar o escore de condição corporal são medidas essenciais para identificar precocemente fatores de risco.
  2. Controle da alimentação: Oferecer alimentos de alta qualidade, específicos para as necessidades do pet, e controlar a quantidade e frequência das refeições são passos essenciais para manter o peso ideal.
  3. Atividade física: Cães devem fazer caminhadas diárias e se envolver em atividades ao ar livre, enquanto gatos podem ser estimulados com brinquedos interativos e brincadeiras que simulem comportamentos naturais, como caça e escalada.
  4. Ambiente enriquecido: Proporcionar estímulos variados ajuda a evitar o sedentarismo e promove o bem-estar geral do pet.
*Loftus & Wakshlag, 2014; Shmalberg, 2016; Pegram, et.al., 2021.