Além de serem excelentes animais de estimação, alguns pets têm habilidades únicas. O olfato aguçado dos cães e a audição poderosa dos gatos são conhecidos, mas o que eles podem fazer com essas qualidades é digno de super-heróis. Confira curiosidades dos cães, gatos, hamsters e papagaios:
Cão farejador
Os cães são ótimos investigadores pelo cheiro e não é por acaso: apenas de superfície de mucosa olfativa, os cachorros têm 150 cm², muito mais que os 3 cm² do homem. “O olfato apurado serve para a caça, para fazer o reconhecimento de terreno e também para indicar preferências alimentares”, enumera a médica veterinária Ana Cristina Pinheiro, da Royal Canin. Essa habilidade poderosa facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Federal na localização de pessoas e drogas. De acordo com um estudo de 2012 na Áustria, os cães também conseguem detectar o câncer de pulmão pelo hálito da pessoa doente, mesmo em estágio inicial.
Papagaio linguarudo
A capacidade dos papagaios de imitar sons e aprender palavras e frases todo mundo conhece. Porém, o que poucos sabem é que a ave tem uma mobilidade na língua tão incrível, que ela pode ser comparada a uma “mão” dentro da boca. O médico veterinário do zoológico da Prefeitura de Curitiba, Manuel Lucas Javorouski, explica que a habilidade também é encontrada em outras aves como a arara e o periquito. Por causa dessa língua surpreendente, o papagaio tem a possibilidade de comer muito mais alimentos, principalmente os que são difíceis de quebrar a casca, como a castanha-do-pará.
“Hamster-draga”
Quem tem hamster deve ter percebido que o roedor tem o hábito de guardar boa quantidade de comida na bochecha. Segundo o professor de medicina de animais selvagens da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Ribas Lange, as “bolsas” que os hamsters têm nas bochechas podem armazenar cerca de um terço do próprio peso dele. As sementes de girassol, amendoins e avelãs que o animal armazena são retiradas das bochechas quando o hamster encontra um lugar seguro para deixar o alimento.
Gato alerta
Certamente você não vai conseguir despistar um gato com facilidade. A audição desenvolvida do felino é capaz de detectar uma grande variedade de sons com intensidade tanto alta quanto baixa. De acordo com a médica veterinária Ana Cristina Pinheiro, os gatos são capazes de distinguir as mínimas alterações de sons. “A audição do animal é três vezes maior que a do homem”, revela a especialista. A mobilidade das orelhas facilita a localização do som. Por causa dessa habilidade, os gatos conseguem retornar a casa facilmente: os sons familiares e a memória imaginativa, assim como os cheiros conhecidos, fazem parte do GPS natural.
Colunistas
Agenda
Animal