Confira alguns problemas comuns citados pela profissional:
Chinchila, Porquinho da Índia, Hamster

Causas mais comuns: Má alimentação, manejo ambiental inadequado e falta de higiene. Algumas doenças infecciosas e parasitárias se expressam quando os animais estão em condições inadequadas de manejo alimentar e ambiental.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: Conheça bem as necessidades de ambiente e alimentação. Para os mamíferos, também é preciso limpar gaiolas com frequência e oferecer espaço para que o animal expresse seu comportamento natural. As visitas regulares ao médico veterinário são importantes para acompanhar o crescimento e evitar doenças ou identificá-las precocemente.
Aves Calopsitas, Papagaios

Causas mais comuns: Problemas de manejo e doenças infecciosas e parasitárias.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: Manejo ambiental e alimentar adequados são importantíssimos para manter a saúde da ave. Oferecer alimentos certos para as espécies as mantêm saudáveis e mais resistentes. Também evite vento, frio e contato com aves silvestres.
Cães e gatos

Causas mais comuns: Como em vários dos casos, a alimentação inadequada e a falta de cuidado e higiene no local são grandes causadores de problemas. Grandes mudanças e solidão podem causar depressão.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: Seja cuidadoso com a alimentação e adquira apenas ração de boa qualidade. Fique atento à higiene, tanto do animalzinho quanto do ambiente no qual ele vive e dos utensílios que utiliza. Algumas raças apresentam maios predisposição a problemas de saúde. Realize visitas periódicas ao médico veterinário.
Tartarugas, iguanas, serpentes

Causas mais comuns: Alimentação e ambiente inadequados. Algumas doenças são causadas por má higiene, temperatura e umidade equivocadas e falta de nutrientes na dieta. Doenças infecciosas e parasitárias também são causas frequentes de doenças.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: É importante conhecer as necessidades de cada espécie, tanto para o ambiente quanto da alimentação. Lembre-se sempre de fazer a limpeza correta de aquários e recintos frequentemente e ofereça condições para o animal possa expressar seu comportamento natural. Também é importante a visita regular ao medico veterinário – o que auxilia no acompanhamento e desenvolvimento do animal e possibilita um diagnóstico precoce de doenças.