Os whippets precisam passear e, pelo menos uma vez por semana, precisam correr à vontade. Segundo Débora Lopes, dona do whippet Zé, quando eles estão soltos, correm muito e, se veem uma borboleta, costumam sair em disparada. “Por isso, quando eu vou a parques com ele, nunca o deixo sem coleira. Tenho muito medo que ele se perca”, diz. Por isso, a melhor opção é brincar de jogar a bolinha em um lugar cercado, recomenda Tomaz.
Tem quem acha um absurdo ter um cão de corrida dentro de casa, mas os criadores dizem que isso não significa um problema. Apesar de serem ágeis, também são muito tranquilos e preguiçosos. “Parece exagero, mas se deixar, o Zé dorme 23 horas por dia”, diz Débora. Esses cães também são muito carinhosos. “Ele está sempre tentando me agradar, mas não de uma forma chata. Ele mostra disposição para tudo o que eu quero fazer. Se quero andar durante horas, ele vai junto numa boa, mas se quero dormir o dia inteiro, ele também topa”, diz a dona do cão.
Atentos e silenciosos, é difícil ver os whippets latirem. Além disso, são bem higiênicos, porque têm o pelo curto, além de não terem cheiro. “Como são cães disciplinados, aprendem facilmente a fazer as necessidades no lugar certo”, diz o criador e médico veterinário da Fama Clínica Veterinária, Fábio Vale Bonardi.
Frio
Por sentir muito frio, os whippets não se acostumam a viver no quintal, preferem ficar dentro de casa, no conforto do lar. São muito fiéis e desenvolvem uma relação muito especial com seus donos. “Esse é um dos grandes motivos de os criadores de whippets estimarem tanto esses animais”, diz Tomaz.
Frágil não, estiloso!
Antes de criar whippets, Tomaz criava outras raças, mas quando viu uma exposição de galgos não teve dúvidas e fez de tudo para adquirir um exemplar. “Nessa exposição, eu e minha esposa nos apaixonamos pela elegância e beleza deles, então resolvemos começar a criar. Compramos a Sophia, filha de um campeão norte-americano, e hoje temos dez whippets em casa.”
Em relação ao visual, essa raça tem uma postura delicada e firme. Por isso, são tão elegantes, inclusive quando desatam a correr. “Os whippets são extremamente estilosos e dóceis”, diz Bonardi.
Mas, não se engane! Esses cães só parecem frágeis. Eles têm uma enorme resistência física às doenças comuns a outras raças. “Em todos esses anos, nenhum ficou doente, nem uma gripe, pois dificilmente adoecem”, diz Tomaz.
Colunistas
Agenda
Animal