Mascote Fit

Animal

Um asilo especial para os cães idosos

Adriano Justino
07/01/2006 22:29
Nem todo dono tem tempo ou mesmo paciência para cuidar de um animal na terceira idade. Uma alternativa, bem mais humana do que o abandono, pode ser hospedá-lo numa “casa de repouso”. Uma espécie de asilo para cães. Na Academia K9 do Brasil, em São José dos Pinhais, há alojamentos especiais para cães idosos. “Temos animais que já estão hospedados conosco há quatro anos, a maioria de grande porte, que exigem cuidados que os donos não podem dar”, diz Lenice Alves de Matos, sócia-proprietária da K9.
Na academia, os animais têm rotina própria para a idade, alimentação especial, repouso necessário e passeios diários para tomar sol e evitar que os músculos se atrofiem. Os proprietários pagam mensalidade de R$ 330, em média, dependendo do porte e dos cuidados que o animal recebe. O horário de visitas é livre. A freqüência depende do vínculo que o dono tem com o animal. No entanto, lamenta Lenice, alguns proprietários simplesmente deixam de visitar os animais. “Eles sentem falta no começo, mas acabam se adaptando”, diz.
E quando não há o que fazer com o animal? A medicina já esgotou as possibilidades e o pet está sofrendo? A própria Lenice passou recentemente por uma experiência dessas. Há cerca de 30 dias ela se viu obrigada a sacrificar seu cachorro, um rottweiler. “Foi traumático, tinha um vínculo afetivo com o cão”, comenta. A empresária conta que relutou muito e tentou várias medicações, mas não surtiram efeito. “Ele estava definhando, não tivemos outra alternativa senão a eutanásia”, lamenta.