Comportamento

Dicas para economizar na festa de casamento

Da redação
05/06/2016 22:00
Thumbnail
Uma ótima alternativa para reduzir os gastos da festa de casamento é apostar no “faça você mesmo”, ou DIY. Além de ajudar os noivos a se envolverem ainda mais com a produção e os detalhes da festa, é possível cortar gastos com itens importantes, mas que acabam pesando no orçamento. E o melhor de tudo é que aqueles convidados mais próximos também podem ajudar, o que vai tornar esse momento ainda mais especial!
O Blog do Elo7, especializado em ideias criativas para o dia a dia, tem três sugestões de passo-a-passo, que além de fáceis e lindos, te ajudarão num casamento mais econômico. Confira:
Convite Romântico
Confira um passo a passo muito legal para fazer um convite romântico. Para o tema utilizamos um elemento que remente ao rústico como o fio de sisal e claro, o doilie para dar o ar romântico que finaliza o cartão. Um toque especial também foi a tag de flor onde utilizamos um cortador do devido formato.
Materiais utilizados:
·         Folha A4 colorida com a gramatura mais grossa (possível encontrar em qualquer papelaria)
·         Tesoura
·         Doilie
·         Fio de sisal
·         Furador
Primeiro faça a impressão com os dizeres que você deseja no convite romântico e recorte-o no formato vertical
Depois recorte o que ultrapassar da folha do doilie
Dobre as pontas do doilie para dentro conforme mostra a foto
Utilize o furador para cortar uma tag. Lembrando que essa tag também precisa estar com alguma frase já impressa.
Faça um furo com a ajuda do furador para finalizar a tag.
Passe o fio de sisal na tag e amarre no doilie. Prontinho! O seu convite romântico está pronto para ser utilizado!
Dica: Se você não tem o fio de sisal, pode utilizar um fio desfiado da juta.
Porta-guardanapos
Porta-guardanapo é um item simples, mas que ajuda a dar o tom da decoração da mesa. Seja ele com pegada mais rústica ou mais refinada, você pode fazer seus porta-guardanapos utilizando argolas de cortina, retalhos de juta, renda, flores artificiais e outras peças que aparentemente não caberiam à uma mesa posta. A sugestão aqui são duas opções: uma com flor artificial para uma mesa campestre e outro com juta e renda, para um casamento rústico!
Porta-guardanapo de flor
Materiais
Argola de cortina
Fita de cetim
Flor artificial
Cola quente
Tesoura
Modo de fazer
Para começar, corte um bom pedaço de fita de cetim, queime a pontinha para evitar que desfie e cole-a na argola com um pingo de cola quente. Comece a enrolar o cetim na argola, deixando-o bem apertado e juntinho um do outro para não aparecer a argola em si. Finalize com mais uma gota de cola quente e corte a sobra.
Com a argola já encapada, coloque um pingo de cola quente e cole a flor artificial (lembre-se de tirar o cabinho atrás para colar bem). Aqui aproveitamos também partes de um arranjo artificial para deixar o porta-guardanapo ainda mais campestre! Tire os excessos de cola quente com os dedos e seu porta-guardanapo está pronto para ser usado!
Porta-guardanapo de juta
Materiais
Pedaço de juta de 5cm de altura por 15cm de largura
Fita de renda
Flores sempre-viva
Cola quente
Tesoura
Modo de fazer
Corte a juta nas medidas acima indicadas e desfie um pouco (é bem fácil, basta ir puxando os fios). Passe um fio de cola quente em uma das pontas e una com a outra. Corte um pedaço de renda com 15cm também e passe sobre este anel de juta. Fixe com cola quente.
Também com a cola, fixe as flores com o mínimo de cola e finalize com um lacinho feito com o próprio fio da juta. Prontinho!
Bem-casado com recheio de doce de leite
O tradicional doce já é figurinha carimbada de casamentos. O bem-casado representa duas metades unidas e seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para dar sorte aos recém-casados, deve-se distribuir a lembrança para todos os convidados da cerimônia.
Agora que você já conhece um pouco da história do doce, aprenda a prepará-lo também! A receita rende aproximadamente 20 unidades.
INGREDIENTES:
  • 4 colheres de sopa de açúcar

  • 4 ovos

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo branca

  • 300g de doce de leite cremoso(para o recheio)

Modo de preparo
Bata na batedeira o açúcar e os ovos até ficar com consistência fofa, esbranquiçada e bem leve (isso leva cerca de 4 a 5 minutos em velocidade média a alta). Misture o fermento em pó e desligue a batedeira. Com o fouet (batedor de arame), agregue a farinha de trigo aos poucos, para que a massa não perca a leveza.
Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa em um saco de confeitar e, na assadeira já untada, pingue bolinhas de massa para formar os discos de bem-casado. Se preferir, despeje toda a massa na fôrma e corte os discos depois de assada a massa, com auxílio de um cortador redondo. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 8 a 10 minutos, ou até que fique dourado. Retire ainda quente da assadeira para evitar que se quebrem.
Montagem
Coloque uma porção de doce de leite em uma colher e passe sobre um disquinho de massa já assado. Se preferir, utilize uma espátula ou ainda o bico de confeiteiro. Cubra com outro disco de massa. Assim que fizer isso com todos os disquinhos, é hora de embalar! Utilize papel celofane transparente cortado em quadradinhos para embalar cada bem casado. Depois, cubra com papel crepom também previamente cortado, e embale como se fosse um presente. Finalize com uma fita de cetim.