No calor ou no frio, as frutas têm ganhado espaço, equilibrando sabores mais pesados ou levando novas texturas aos doces:
Frutas nobres
Blueberry, mirtilo, physallis, framboesa, limão, coco e maracujá são peças chaves para quebrar o doce exagerado dos brigadeiros e dois amores. Docinhos que levam as frutas nobres estão no topo dos desejos dos casais que procuram a chef pâtisserie Bárbara Trevisani.
Combinações pesadas
Chocolates e brigadeiros estão hoje em segundo lugar e as frutas são muito pedidas, mesmo no inverno, que pode levar uma combinação mais pesada, como avelã com frutas vermelhas.
Cuidado com o sabor
Embora as frutas sejam uma boa solução para abrilhantar a mesa, amora, framboesa, blueberry e cereja não têm a mesma qualidade e sabor no inverno, segundo a chef pâtisserie Viviane Malucelli.
Sem pastas saborizadas
Como não temos essas frutas disponíveis no inverno, não acho recomendável usar pastas saborizadas e corantes, pois alteram o paladar e a qualidade do doce”, alerta Viviane.
Mudar o serviço, pintar ou aveludar os doces, combinando-os aos tons da festa e servir a sobremesa favorita dos noivos estão em alta:
Sobremesa ou lembrança?
Se em Curitiba os doces servem de sobremesa, consumidos durante a festa, em São Paulo e no Rio a regra é esperar o fim da festa para liberá-los, ou dá-los como lembrança, diz a chef pâtisserie Veridiana Fragoso.
Aveludados e coloridos
Os doces agora recebem aplicações, tintas e texturas. Uma das novidades do cake designer e chef pâtisserie Deiverson de Lara é o chocolate com a aparência aveludada. “Esta película de chocolate pulverizada pode ser usada tanto no doce colorido quanto no chocolate preto tradicional”, diz. Está em alta pintar os bombons, harmonizando-os aos tons da festa.
O doce da noiva
Adaptar a sobremesa favorita da noiva a um doce coquetel está em alta. Nas versões bavaroise, vale o pudim de doce de leite, musses de maracujá, manjares, tortas holandesas, banoffi e cheesecakes que levam personalidade à celebração.
Misturar tons da moda em embalagens ou peças de porcelana usadas na decoração da mesa de doces são uma boa pedida. A cor deste ano da Pantone é a Marsala. “A decoração em prataria ainda domina, mas aos poucos vemos também o uso de cristais e porcelanas nos casamentos”, afirma a chef pâtisserie, Barbara Trevisani.
Antigo pesadelo dos cerimonialistas, colocar o bolo na mesa de doces é uma tendência, diz a chef pâtisserie Veridiana Fragoso. Para receber o destaque devido, os bolos cresceram em altura e, para manter a harmonia, os noivos precisam escolher: ou o bolo, ou as palavras, ou mais de dois arranjos de flores na mesa.
A mesa de doces compõe a decoração da festa de casamento e, portanto, exige o mesmo cuidado com iluminação e harmonização que o restante do ambiente. Usar palavras e frases em acrílico ou MDF, arranjos de flores naturais, velas e castiçais fazem a diferença. Busque a prataria da vovó ou alguma peça de decoração que goste muito, isso ajuda na composição. Usar o brasão do casal ou monograma, nos doces e na mesa, torna o momento inesquecível.