O baile de formatura marca o fim de um ciclo e a escolha do vestido certo é fundamental para arrasar na comemoração. Apesar de muitas jovens se espelharem em vestidos vistos na internet, respeitar o estilo e formato do corpo é o que mais importa nessa hora.
A festa pode durar uma noite, mas as fotografias durarão muito tempo. Será que vale a pena optar por um vestido da moda? Na dúvida, a estilista Cyntia Fontanella (cujo vestido aparece na foto acima) recomenda escolher os clássicos, uma indicação feita por todas as profissionais consultadas. “Os clássicos são o tomara que caia e a saia evasé com cintura marcada, mas também dá para ousar”, afirma Pati Sabatowitch, professora de produção de moda. “Se ela tiver confiança, pode usar modelagens diferentes, tanto em um estilo retrô quanto em um mais rodado”, fala.
O decote estilo princesa, que vai de ombro a ombro, é a indicação de Vilma Schmidt, da Status Quo Maison. “Esse estilo explora o contorno do colo e não tem erro”, diz. Quanto ao tecido, que seja o mais natural possível. “As fibras naturais, como seda e algodão, são mais confortáveis, têm maior durabilidade e melhor caimento”, explica Pati.
Além de combinar com tudo, os tecidos naturais facilitam a transpiração da pele, ao contrário dos sintéticos.
Cores para cada caso
Pense na sua cor preferida. Ela combina com o tom da sua pele, cabelo e cor dos olhos? Algumas cores combinam com certas tonalidades de pele, enquanto outras são consideradas clássicas e ficam bem em qualquer pessoa. Pati indica tons mais neutros como nude, bronze e rosé para não ter erro. “Essas cores são clássicas, nunca saem de moda. Além disso, dá até para reutilizar o vestido em outras ocasiões”, afirma.
Segundo ela, tons neutros combinam bem com bordados em pérola. Já os mais escuros, como o vermelho e azul marinho, ficam mais bonitos em uma modelagem diferente e sem tantos bordados
Planeje
Procurar o vestido certo leva tempo, comece quatro meses antes. Não confie a decisão final em alguém que não seja você mesma. Não exagere, opte por apenas um elemento de destaque no vestido. Una referências sem abusar: ou decote, ou fenda; ou transparente, ou justo.