Noivas clássicas de vestido branco véu e grinalda têm explicação de ser (Foto: Bigstock)
A festa de casamento é uma das celebrações mais repleta de significados. Dos motivos para usar o vestido branco à importância da grinalda, o historiador e professor de moda João Braga explica cada detalhe dos casamentos.
Anel ou Aliança
O uso das alianças remonta à Idade Média, pois se acreditava que existia uma veia que ia do dedo anelar ao coração. O anel representaria uma ligação entre o coração de cada noivo, sinal de respeito e amor.
Pombinhos
“Que casal de pombinhos” é uma frase comum para se referir a um casal de namorados e tem razão de ser. Os pombos são conhecidos animais monogâmicos, com um parceiro para o resto da vida. Ter essa referência em convites ou mesmo na cerimônia pode trazer boa sorte. Outros animais monogâmicos são urso polar, cisne e arara azul.
Vestido branco
Casar-se de branco virou uma tradição a partir de uma cerimônia não intencional na História. De acordo com o historiador João Braga, antes da coroação de Napoleão, o papa exigiu que o comandante da França se casasse com Josephine, sua amante. Como ambos estavam vestidos de branco para a coroação, com detalhes bordados em ouro, o vestido branco foi, pela primeira vez, usado em um casamento. Anos depois, a rainha Vitória, do Reino Unido, consagrou o uso do vestido, se casando com um modelo bordado com flores de laranjeira, conhecidas por durarem mais tempo que outras flores.
O branco dá a ideia de pureza e castidade à noiva, além de ser o símbolo de uma promessa de um futuro bom. A ideia é que o vestido de casamento seja usado uma única vez na vida da mulher, e que seja a peça mais cara do guarda-roupa.
Grinalda
As grinaldas normalmente têm referências da natureza, seja pelas flores ou plantas, e estão associadas às antigas coroas de flores, usadas pelas noivas desde a Idade Média. A imagem das flores e plantas remete à primavera, a esperança de um novo tempo, de renovação da natureza. Usar a grinalda tem essa simbologia de um futuro próspero.
Véu
A maioria das religiões traz rituais para entrar nos templos, igrejas, mesquitas e santuários. Um dos principais é que o homem retire o chapéu e que a mulher cubra a cabeça, em sinal de respeito. A ideia de que os cabelos das mulheres são símbolos eróticos e sedutores explica isso, e o véu seria uma forma de o pai “entregar” a filha ao noivo, que a recebe, levanta o véu e a beija na testa, em respeito. O tamanho do véu seria proporcional à castidade da mulher.
Bouquet de flores
Carregado, normalmente, na altura do ventre, o bouquet de flores simboliza que daquela união poderão surgir frutos, as novas gerações. Na natureza, as flores antecedem os frutos.
Colunistas
Agenda
Animal