Diferentes penteados para noivas que serão tendência em 2016 (Foto: Reprodução/Paper and Lace Magazine)
Tiaras e coroas inusitadas
Tiaras e coroas ousadas representam um novo olhar sobre o acessório, que sai do clássico e embarca em um estilo mais descontraído. Isso acontece pela mudança de materiais: o uso exclusivo de pedrarias dá passagem a rendas banhadas a ouro e a flores naturais presas com fio de nylon.
Para a tiara funcionar, o hairstylist Jojo, do Studio Jojo, diz que é preciso avaliar o estilo da noiva, do vestido, e também o penteado: “Se for uma tiara mais clássica, fica melhor com um cabelo preso. Mas se for uma mais fininha, com material delicado, pode ser usada com o cabelo solto ou semipreso”.
O contraste entre a cor do acessório e o tom do cabelo também é importante, como lembra o hairstylist Roderley Andrade. “O acessório dourado com cabelo dourado, por exemplo, dá um ar pesado e não aparece”, comenta. Outro cuidado, segundo o profissional do Torriton, é com as flores naturais, que precisam ter alta durabilidade.
Tranças naturais
Com o cabelo completamente envolvido ou apenas algumas mechas presas, as tranças (foto acima) dão várias opções de penteados às noivas. Romântico, o cabelo pega carona no estilo boho-chic, que está em alta e continua fazendo sucesso no próximo ano, de acordo com os profissionais da beleza.
Para trazer essa naturalidade dos anos 70 ao penteado, o truque é fazer um babyliss antes de trançar o cabelo. “Depois, dá para fazer uma trança mais solta, desfiada, em estilo escama de peixe. Serve para um casamento de dia até às 16h, mas muitas usam a trança à noite, com coque preso por um pente ou por uma tiara com flor”, completa Andrade.
Foto:Divulgação/Jojo
Solto ondulado
Cabelos soltos nunca saem de moda. Mas em vez de uma escova lisíssima, a ideia agora é ressaltar a beleza natural da noiva. “As curitibanas sempre preferiram o liso, mas a nova geração gosta de volume”, justifica Roderley. Diferentemente do ondulado perfeitamente marcado, que fazia sucesso há alguns anos, as noivas estão preferindo ondas pouco definidas, que lembram o cabelo no pós-praia. “Uma produção menos elaborada dá um descanso à noiva e deixa ela mais bonita, mais próxima da realidade”, opina Jojo.
A única desvantagem do cabelo solto é a durabilidade, menor em comparação a um penteado preso, já que o cabelo pode amassar durante os abraços ou enroscar no vestido. Para apostar na tendência, o cabeleireiro do Torriton aconselha usar babyliss em formato de cone, que dá um efeito mais natural. Para complementar com algum acessório, “use pente na lateral ou coloque a tiara na parte do volume, atrás”, explica. É preciso também tomar cuidado com o vestido: se ele for tomara-que-caia, decotado ou tiver um detalhe interessante na porção superior, prefira penteados presos.
Coque baixo
Outro clássico que está voltando, o coque baixo, antes só usado pelas madrinhas, é uma boa escolha para noivas com cabelos compridos que querem deixar os ombros à mostra. O “porém” é que o penteado tende a dar um ar mais austero ao visual. “Ele tem uma superdurabilidade e é lindo, mas não fica bem em toda mulher”, comenta Jojo. O plano B, nesse caso, é fazer um coque médio ou alto, estilo princesa. Esses são clássicos: não têm erro.
Para que o coque fique bem preso durante a festa, aposte em sprays de qualidade. E isso não significa passar aqueles laquês de antigamente, que deixavam o cabelo duro. “Existem produtos que saem quando você passa a escova. A noiva pode ir para a lua-de-mel sem precisar ficar com o cabelo pesado”, garante o cabeleireiro.