Celebridades

Ana Maria Braga revela que está com câncer no pulmão

Bruna Covacci
14/12/2015 10:14
Thumbnail
A apresentadora Ana Maria Braga, 66 anos, revelou na manhã de segunda-feira (14) que está com câncer de pulmão, durante o programa “Mais Você”. Ela contou que parou de fumar quando descobriu o princípio de câncer e que já fez uma cirurgia. Como a doença foi descoberta no princípio, os médicos afirmam que a chance de cura é de quase 100%.
“Eu fiz a tomografia, fiquei enfiada na máquina, fizeram [o exame] de novo. O doutor falou, ‘melhor ligar para o seu médico, achamos uma coisa pequena, de 6 milímetros'”, contou. “[O médico disse] ‘É um início de um tumor cancerígeno’“, relembrou. A apresentadora, que descobriu o tumor durante uma semana que havia tirado para descansar, disse que não precisou passar por quimioterapia e nem radioterapia.
“Você ser anunciada que tem câncer… vocês acompanharam a minha luta. Fiquei como que estática”, afirmou. “Eu tinha tirado uma semana [de folga] para passear. Aproveitei para a ir para internação. E operei numa manhã de sexta-feira”, disse.
Especialista
De acordo com o médico chefe da Oncologia Clínica do Hospital Erasto Gaertner Nils Gunnar Skare, o câncer de pulmão é silencioso. “Por conta disso, geralmente, é diagnosticado tardiamente”, diz. Quando reconhecido precocemente o tratamento com cirurgia e radioterapia tem chances de cura. Quando ela está mais avançada, o tratamento passa a ser à base de quimioterapia e é um tanto mais complicado. 
Segundo Skare, a principal forma de prevenção do câncer de pulmão é não fumar. “A maioria dos diagnósticos é decorrente do consumo do tabaco e de quando existem outros fumantes na família”, finaliza.
Na internet
A repercussão foi grande nas redes sociais. A apresentadora Fátima Bernardes mostrou solidariedade a colega Ana Maria Braga em uma foto publicada no Instagram: “Você é guerreira e generosa em dividir sua história com o público. O seu exemplo vai ajudar outros a parar de fumar”.
O apresentador Tiago Leifert elogiou a atitude no Twitter. “Saúde e força, Ana Maria! Contar sua história no ar só mostra o quanto você é gigante. Vai inspirar muita gente”, disse na rede social. Os fãs também repercutiam a notícia na web. A hashtag #ForçaAnaMaria começou a ser amplamente usada, e ‘Mais Você’ entrou no Top Trending do Twitter.
Saúde e força, Ana Maria!!! Contar sua história no ar só mostra o quanto vc é gigante. Vai inspirar muita gente. ❤️ #muitoMaisVocê
— Tiago Leifert (@TiagoLeifert) December 14, 2015
Ana Maria Braga postou no Instagram um agradecimento a todas as mensagens recebidas: “Reside na amizade a força pra se modificar tristezas e compartilhar alegrias! Obrigada por todas mensagens de carinho!”.
A apresentadora e a doença
Ana Maria enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer detectado na virilha e no reto. A apresentadora passou por sessões de quimioterapia e, um mês após se afastar de seu programa, voltou ao ar, ao vivo, para dizer  estava curada. Em 2009 ela lançou o livro “A Força da Fé”, no qual relata como lidou com a doença.
“Tive um momento de revolta quando foi diagnosticado o meu segundo câncer, porém hoje penso diferente. Acho que é uma experiência que nunca termina e o mais importante é a lição de vida que você tira dos acontecimentos trágicos que acontecem na sua vida. Para mim, o câncer me deu a certeza da finitude e isso me fez passar a ver a vida com muito mais sensibilidade”, disse no livro.