Curitibana participa do Programa Jovens Inventores, no Caldeirão do Huck
Da redação
06/04/2016 18:05
A estudante curitibana Sayuri Tais Miyamoto Magnabosco. Foto: Reprodução Facebook
A curitibana e ex-aluna do Colégio Bom Jesus, na capital paranaense, Sayuri Tais Miyamoto Magnabosco participa no próximo sábado (9), às 15h30, do quadro Jovens Inventores, do Programa Caldeirão do Huck, exibido pela Rede Globo. A estudante é responsável pelo premiado projeto “Embalagem biodegradável com função antimicrobiana para substituir bandejas de isopor”.
O trabalho apresenta uma solução para o problema do impacto negativo das bandejas de isopor no meio ambiente, material que pode demorar até 300 anos para se decompor na natureza. A partir de uma tarefa pedagógica orientada em sala de aula, a estudante desenvolveu uma técnica para a criação das bandejas usando o bagaço de cana-de açúcar, um material biodegradável.
Da esquerda para direita: Luciano Huck, professor Cornélio e Marina Miyamoto, mãe de Sayuri, durante gravação do programa Caldeirão do Huck.
Desenvolvido no Programa de Iniciação Científica do Bom Jesus e concluído no ano passado, sob orientação do professor Cornélio Schwambach, o projeto foi reconhecido na Olimpíada dos Gênios (Genius Olympiad) em Nova York (EUA) e escolhido pelos organizadores da feira científica entre os três mais inovadores e aplicáveis.
Pelo projeto, a estudante também recebeu uma bolsa de estudos da State University of New York at Oswego, organizadora do evento, além de um certificado de reconhecimento da ASM Materials Education Foundation, pela exibição de maior destaque no quesito “Ciência de Materiais”. A jovem ganhou ainda, o mérito científico da Sociedade Brasileira de Microbiologia.