Campanha primavera-verão 2016 da Gucci: gravatas para as mulheres e renda para os homens, no estilo gender-bender. Fotos: divulgação
O legado de David Bowie, além de musical, deixou sua marca no mundo fashion. O eco do cantor na moda traz com força total o estilo gender-bender, que teve início com “Thin White Duke” e “Ziggy Stardust”, duas de muitas faces de Bowie.
Há muito tempo os estilistas vivem o cantor em suas coleções, borrando uma linha tênue entre o que é masculino e feminino nas peças. São mulheres de terninho e homens de saia é o que tem mais aparecido desde sua morte.
Apesar de essa tendência estar aparecendo há bastante tempo na moda, foi agora, com o falecimento do “camaleão do rock” que o ocorreu esse “boom” de gender-bender nas semanas de moda.
Agora, tudo parece adequado para todos. É só olhar a notícia que causou burburinho no universo fashion: Gucci decidiu unificar as suas coleções femininas e masculinas, o que passa a valer em 2017. “Parece natural para mim apresentar as criações de homens e mulheres juntas. É desta maneira que eu vejo o mundo atualmente”, afirma Alessandro Michele, diretor criativo da marca. O primeiro desfile já tem lugar marcado, na sede da Gucci em Milão.
Jeremy Scott, da Moschino, é mais um estilista que tenta quebrar a barreira de estereótipos entre o feminino e masculino. Quem lembra do comercial da Barbie Moschino em que a estrela é um menino?
“Quando eu sonhei com o conceito para o “fauxmercial” da Barbie Moschino, achei natural ter um menino representando todos os outros meninos que, assim como eu, brincavam de Barbie na infância”, afirmou o estilista. “Barbie era mais que um brinquedo, era uma musa para mim”, completou.
Ao observarmos as coleções de Scott, cores fortes e estampas diferentes marcam o seu DNA, que já afirmou que misturar o que eram coisas separadas, como coleções femininas e masculinas, é algo muito natural para ele.
Roupas masculinas mais suaves, com uma certa feminilidade e roupas femininas com muita alfaiataria e bomber jackets foram o ápice das coleções apresentadas nas últimas semanas de moda. Para quem duvida é só espiar as últimas coleções da Gucci. Por outro lado, a marca, uma das principais adeptas do gender-bender, preferiu separar homens de garotos com a as campanha “Men’s Tailoring”, que lembra que um bom terno é o que define o que você é, se você já cresceu ou não.
Já Bowie, com seu terninho skinny e mangas de babado, demonstrou uma maturidade fashion talvez nunca vista antes.