Há quem diga que bolsas e sapatos não são jóias. Aqui, teremos que discordar. Há anos, pelos descolados da ponte aérea Nova York – São Paulo, sabemos que usado não quer dizer velho. Isto porque, as peças usadas pelas avós passam de geração em geração pelo hype brasileiro. E hoje, podemos afirmar com certeza que está muito mais fácil adquirir uma Birkin da Hermès do que dez anos atrás.
Um dos maiores brechós virtuais do Brasil, o “Peguei Bode”, começou em 2011 quando as sócias Gabriela e Daniela Carvalho decidiram abrir um blog para anunciar os seus pertences na net. Elas vendem bolsas, vestidos e sapatos de grifes internacionais usados, em geral, por suas amigas. O retorno financeiro foi tão bacana que, em poucos meses, as sócias profissionalizaram o negócio e decidiram transformá-lo em uma empresa. Com o sucesso inicial devido às primeiras amigas-clientes, em pouco tempo a dupla foi ganhando fama entre as socialites paulistas para venderem tudo aquilo que não queriam mais, mesmo sendo de marcas renomadas.
Estas peças levam a nos questionarmos: qual o poder de uma marca? Ou ainda: o que leva alguém a comprar algo falsificado? Pois é, eis uma das indagações mais frequentes que eu faço quando paro para pensar na influência que as grifes internacionais têm sobre o imaginário feminino.
As proporções de uma empresa que vende artigos de luxo chegou às garras paranaenses primeiramente pela mão da empresária Ivanise Lisboa, proprietária da Top Luxo. O e-commerce, criado em março de 2014, cresceu tanto que teve que inaugurar uma loja física, para aportar o número de pedidos. O que começou com uma brincadeira online, virou coisa séria. Funciona assim: os produtos são deixados em consignação com a empresa que, ao vendê-los, cobra uma porcentagem sobre o preço do item.
Muitas das mercadorias, nunca chegaram a ser comercializadas entre as clientes, o que faz com que estas acabem trocando suas bolsas/sapatos usados por novos com o mesmo conceito de design do acessório. As mulheres estão super antenadas em todas as tendências internacionais nas semanas de moda e, hoje, compram muito online.
Hoje, a Top Luxo vende por todo o país suas peças, com a garantia de encontrar autenticidade e bom preço. Ademais, algumas bolsas que teriam fila de espera de mais de um ano fora do país para compra, são vendidas por preços bem camaradas fora das famosas ruas estreladas, como a Avenue Montaigne, em Paris, ou Via Montenapoleone, em Milão, a um clique de distância da sua casa.
Para se chegar ao valor da peça é levada em consideração sua marca, ano e estado de conservação que se encontra. A Top Luxo, após pouco mais de um ano, tornou-se o maior brechó de luxo online do sul do país, provando mais uma vez que itens de luxo, como bolsas e sapatos, são levados à sério entre as mulheres, que hoje, quando vão comprar uma peça como essa, se preocupam além da estética, com coisas até então irrelevantes para elas, como a facilidade em revenda posterior e desvalorização do produto.