Colunistas

God Save the Queen

Anthonella Thá
17/06/2016 22:00
Thumbnail

Foto: Getty Images

“God Save the Queen” foi uma das frases mais ditas esse ano no Reino Unido! É que sua majestade, a Rainha Elizabeth II, completou 90 anos em meio a várias comemorações. Mas quando falamos em realeza, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o simbolismo da coroa, que no caso da Inglaterra, traz consigo pouco menos de R$ 200 milhões em joias guardadas a sete palmos da terra, ou melhor, 12 metros de profundidade no próprio palácio de Buckingham.
A rainha Elizabeth usando o  conjunto brasileiro de água-marinha, um presente do governo brasileiro.<br>Fotos: Reprodução
A rainha Elizabeth usando o conjunto brasileiro de água-marinha, um presente do governo brasileiro.
Fotos: Reprodução
“Ah, claro, as famosas joias da coroa”, você pensou. Errado! Essas ficam protegidas na Torre de Londres e só são usadas em eventos oficialíssimos! Esse outro esconderijo que falo guarda aproximadamente 300 peças pessoais da rainha, quase em sua maioria herdadas de sua avó Maria e bisavó Vitória. As outras, em geral, foram dadas de presente por autoridades de outros países, inclusive o Brasil, que, por meio de Assis Chateubriand, à pedido de Getúlio Vargas e em nome do povo brasileiro, presenteou em 1953 a então jovem monarca pela sua coroação com brincos e colar de água marinha.
LEIA TAMBÉM
Em 1958, novamente, o nosso país a presenteou com a pulseira e o broche no governo de Getúlio Vargas. Entretanto, posteriormente, a própria a rainha encomendou da joalheria britânica Garrards & Co., responsável por várias peças da família desde 1735, a tiara para arrematar o conjunto. Por fim, em 1968, mais um presente foi dado à rainha, desta vez, joias para a cabeça, também pelo governo brasileiro, que em 1971 foram incorporadas à sua tiara pela própria joalheria, dando a ela o design que tem hoje. O conjunto brasileiro de água-marinha foi o que a soberana usou para receber o ex-presidente Lula em sua visita ao país em 2006.
Todas as peças hoje fazem parte da – super humilde – coleção de joias pessoais da rainha em seu “bunker” subterrâneo. Em várias ocasiões, a nova queridinha do Reino Unido, a duquesa de Cambridge Kate Middleton, é quem tem aparecido com as peças emprestadas da avó de William. Entretanto, quando no início do seu casamento, usava as mais simples, hoje o palácio, em uma tentativa de iniciar a construção de sua imagem como futura rainha, provavelmente tem a direcionado para a escolha de peças mais elaboradas, para, em breve, tornar-se sua majestade, a rainha Catherine.
Kate Middleton com uma das peças “emprestadas” do acervo pessoal da rainha.
Kate Middleton com uma das peças “emprestadas” do acervo pessoal da rainha.