Colunistas

Conheça os bastidores do programa Eliana

Willian Bressan
22/08/2015 15:04
Thumbnail

Eliana e Patrícia Abravanel posaram para a platéia formada por jornalistas de Curitiba. (Foto: Willian Bressan/Gazeta do Povo)

Eliana e Patrícia Abravanel posaram para a plateia formada por jornalistas durante o intervalo do programa. (Foto: Willian Bressan/Gazeta do Povo)
Algumas experiências devem ser vividas por todos, ao menos uma vez na vida. Assistir, ao vivo, um programa de auditório deveria, sem dúvidas, estar nessa lista. Tive a oportunidade de assistir o Eliana no último domingo (16) direto dos estúdios do SBT, que está comemorando 34 anos e a vice-liderança em todo o país.
A preparação para entrar na plateia começa horas antes de o programa ir ao ar. O público recebe as instruções – como se portar no estúdio – e um lanche bem reforçado (sanduíches de presunto e queijo e mortadela e dois refrigerantes, afinal, são 4h de programa ao vivo). Meia hora antes de a atração começar, somos conduzidos ao nosso lugar. Também somos avisados que banheiro e água só são permitidos nos intervalos, assim como pegar no celular.
Às 14h55, Eliana entrou sorridente e muito animada. Cumprimentou a caravana de Curitiba – formada por jornalistas – e se dirigiu ao palco (que parece muito menor ao vivo). O ponto eletrônico falhou poucos minutos antes de o programa entrar no ar, mas, segura, ela pediu ao assistente de estúdio que ficasse com as dálias – cartolinas com instruções – na mão e tudo deu certo.
Centrada e focada, Eliana comandou quatro horas e meia de programa em pé. Só pediu para sentar uma vez: quando um VT ia ao ar, já na reta final. Nos intervalos, ela e as convidadas Patrícia Abravanel e Nicole Bahls conversaram e tiraram fotos.
Lúcia Batata comanda a platéia como uma maestra. (Foto: Willian Bressan/Gazeta do Povo)
Lúcia Batata comanda a platéia como uma maestra. (Foto: Willian Bressan/Gazeta do Povo)
O grande destaque do estúdio na hora do programa sem dúvidas é a Batata, que coordena há seis anos a plateia dos programas da emissora, como se fosse uma maestrina: palmas, gritinhos e outros quetais são incentivados por ela, que é uma pessoa divertidíssima e mostrou que o slogan do SBT – “A tevê mais feliz do Brasil” – não se restringe aos materiais publicitários.
Mesmo após quase 5 horas ao vivo, Eliana recebeu todo o público com boa vontade e simpatia. Distribuiu selfies e alegria e comprovou que televisão não tem nada de glamour, e, sim, muito trabalho.
*O jornalista viajou a convite da Rede Massa/SBT.